Desfile das escolas e blocos atrai multidão para o Carnarroio

Milhares de pessoas vindas das mais diferentes cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e turistas do Paraguai, Argentina e Estados Unidos, prestigiaram no domingo, 10, o desfile das escolas de samba e blocos na Avenida Getúlio Vargas. No camarote das autoridades estavam os deputados federal Jorge Boeira e estadual Manoel Mota, secretários municipais e da região da Amesc, imprensa.  A ARTV canal 5 transmitiu o desfile ao vivo para toda a região.

Navegantes defendeu a Ecologia

A festa começou por volta de 22h30min quando a Escola de Samba Navegantes mostrou na avenida o seu enredo, destacando a Ecologia, coordenado pela carnavalesca Márcia Seixas. A Navegantes empolgou o público com seu samba enredo interpretado pelo presidente da escola Pedro Ivo dos Passos e a bateria do mestre Rafael. Entre os destaques estavam a alas do Estrela EC, comandada pelo desportista Zoroastro Barreto, que contou com a participação do prefeito Evandro Scaini, vice-prefeito Fernando Borges e esposas. O bloco do Igor, com mais de cem integrantes também abrilhantou o desfile. A cooperativa dos catadores de material reciclável do Lagoão, Araranguá, com a ala Reciclar mostrou fantasias produzidas com material reciclável. A escola colocou um carro alegórico simbolizando o planeta Terra.

Unidos do Arroio contou as Quatro Estações

A segunda escola a desfilar foi a Unidos do Arroio que colocou 12 alas e 2 carros alegóricos para apresentar o enredo preparado pelo carnavalesco James Périco: As Belezas da Natureza Contada em Quatro Estações. Antes do início do desfile o presidente Gil Dutra e esposa Aline e diretoria da escola passeou pela avenida para saudar as autoridades que estavam no camarote e o grande público. A Rainha da ecsola, Taíse Taborda saiu na comissão de frente. Entre os destaques, no carro Abre Alas, desfilaram a juíza Débora Rieger Zanini, as apresentadoras do programa ‘Tomara que Caia’, Karen Suyam, Morgana Daniel e Léia Batista, simbolizando as quatro estações do ano. Logo a seguir na ala Outono, estavam o prefeito Evandro Scaini, vice-Fernando Borges e esposas. O jornalista Saulo Pithan foi um dos destaques da ala Outono-colheita e fartura. Na ala Primavera, o destaque foi o cabeleireiro Betinho. O desfile encerrou com a ala do Verão. O casal de porta-bandeira e mestre sala, Alan e Clarice representaram Sol e Lua. A bateria do mestre Juvêncio mostrou muita harmonia e agradou ao grande público.

Blocos fizeram o arrastão do povo

A festa do samba na Avenida Getúlio Vargas encerrou com a participação dos blocos Adota Aí, que conscientizou a todos sobre a adoção dos animais de rua e o bloco de sujo Bitor Bicha, que fez o maior desfile de todos os carnavais, com centenas de foliões. O cantor João Job e banda, estavam no Trio Elétrico Tô a Tôa da Bento Sonorizações e animou o desfile dos blocos até o centro. A banda Scorpions fechou a noitada com um grande baile ao ar livre no palco central. O Carnarroio encerrou na tarde desta terça-feira, 12, com baile infantil no Getulião.

Para o gaúcho de São Luiz Gonzaga, Cezarino Brum da Silva, que pela primeira vez está passando as férias no Arroio, ter desfilado na  avenida foi um privilégio. “Adorei o Arroio do Silva e voltarei mais vez es aqui, com certeza”, disse.

O prefeito Evandro Scaini recebeu inúmeros cumprimentos pela realização do desfile do Carnarroio. “A gente fica feliz quando a população reconhece as coisas boas que acontecem no nosso Município, quero compartilhar todas estas manifestações com as escolas e blocos que fizeram mais um grande desfile”, concluiu.

Fotos: Flávia Grechi/Agência Aspekto