Conferência das Cidades no Arroio elencou prioridades para o Município

A 5ª Conferência Nacional das Cidades, etapa municipal de Balneário Arroio do Silva, realizada na manhã de sexta-feira, 24, nas dependências da Câmara de Vereadores, foi considerada muito produtiva pelos organizadores. Cerca de cem pessoas, entre autoridades, lideranças do Executivo e Legislativo, comércio, associações de moradores e demais segmentos organizados da sociedade civil, lotaram as dependências da Câmara.

A conferência foi aberta às 8h30min pelo prefeito municipal Evandro Scaini. A cerimônia de abertura oficial contou ainda com a participação do vice-prefeito Fernando Borges, presidente do Legislativo Giovani Motta Martins, coordenador da comissão preparatória Municipal, Assis Franciso Pinto e diretor da Amesc, Jobson Martinho.  Foram palestrantes do evento os representantes da Caixa Federal, Arquiteta Cristina Piazza e o Engenheiro Civil Rogério Bardini.

Comunidade participa

Quem Faz a Cidade Somos Nós. Reforma Urbana Já. Com cerca de cem participantes, todos os quatro grupos que participaram das discussões nos eixos temáticos da 5ª Conferência Nacional das Cidades, etapa Municipal de Balneário Arroio do Silva, conseguiram extrair e acrescentar novas idéias e soluções para os problemas que o jovem balneário precisa corrigir. Conclusão imediata do Plano Diretor, Acesso Sul. Aumento de recursos para os municípios litorâneos no período sazonal, implantação de transporte coletivo municipal (circular), sinalização turística, desburocratização dos recursos e programas federais para municípios com menos de 20 mil habitantes, melhor aproveitamento de áreas da marinha que viraram ruínas, entre outras sugestões, foram apresentadas pelos conferencistas e serão defendidas na Conferência Estadual das Cidades, marcada para acontecer entre os meses de julho a setembro deste ano. A Conferência Nacional das Cidades será de 20 a 24 de novembro, em Brasília.

Ao final dos trabalhos foram eleitos os delegados para representar o Arroio do Silva na etapa Estadual que são: Assis Francisco Pinto (Executivo), vereador José Luiz Oliveira (Legislativo), Taíse Taborda da Sociedade Civil e o engenheiro agrimensor Carlos Alberto Illa Font, representando o CREA.