Arroio do Silva está pronto para desafiar cidade da Guatemala
Dia do Desafio
Nesta quarta-feira, 29 de maio, pelo terceiro ano consecutivo a cidade de Balneário Arroio do Silva se mobiliza para participar do Dia do Desafio, uma competição amigável entre cidades e que objetiva tirar as pessoas do sedentarismo.
Neste ano, o Arroio vai desafiar a cidade de Santiago Chimaltenago, que conta com cerca de 15 mil habitantes e está localizada há 56 km da capital da província de Huehuetenango.
Realizado pelo Sesc em parceria com as Prefeituras Municipais, o evento chega a 19ª edição com a expectativa de mobilizar 1,9 milhão de pessoas em Santa Catarina .O Sesc Santa Catarina registrou 180 cidades inscritas na 19ª edição do Dia do Desafio.
Para a diretora do DME do Balneário Arroio do Silva, Giovana Parenti Valnier o Dia do Desafio será marcado por diversas atividades, envolvendo crianças, jovens, adultos e terceira idade. “A programação vai começar às 8h30min com atividades nas escolas, centros de educação Infantil e na Academia da Terceira Idade (ATI), onde terá uma monitora auxiliando nas atividades. Pedimos a todos que ao realizarem uma caminhada, pedalar de bicicleta ou irem ao trabalho a pé que nos avisem pelo fone: 3526-0350, para computarmos as atividades e vencer mais este desafio”, afirma a diretora de Esportes.
Quem são os desafiantes do Arroio?
O município de Santiago Chimaltenago tem uma população de 15.756 habitantes segundo o Censo Demográfico do ano 2012, com uma densidade de 112 pessoas por quilômetro quadrado . Há uma população de pessoas ETNIA superior indígena com 76% do total da população, principalmente ETNIA (Mam), e 24,7% são pessoas etnia Ladino 1987.Ele está localizado a uma distância de 56 km da capital provincial Huehuetenango e 317 km da capital da Guatemala .
Você se mexe e o mundo mexe junto com você
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. No Brasil, o Sesc São Paulo está à frente da coordenação do evento, desde 1995. A partir desse ano, o Dia do Desafio passa a integrar a campanha Move Brasil, iniciativa que busca ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país até 2016, ano de realização dos Jogos Olímpicos no Rio De Janeiro. A intenção da iniciativa está na oportunidade de criar um legado social a partir da atenção dada aos esportes, além de estimular e valorizar o prazer da prática da atividade física, melhorando a qualidade de vida do brasileiro.