Mais de uma centena de pingüins encontrados mortos na beira mar
A Secretaria de Obras da Prefeitura de Balneário Arroio do Silva, com a devida autorização da Polícia Ambiental, recolheu na tarde de hoje, 28, 185 pinguins que apareceram mortos na orla do balneário. Os animais exalavam mau cheiro e foram retirados da beira mar com o auxilio de uma retroescavadeira. A operação foi acompanhada pelo Secretário de Obras Lourenço Conti Neto. “Vários moradores já haviam ligado para a secretaria pedindo que a praia fosse limpa. Os animais foram encontrados entre a Plataforma de Pesca e Praia da Caçamba.
Animais que vêm da Patagônia morrem por doenças e até por fome
O aparecimento de pinguins mortos, e também vivos, é comum nesta época do ano no litoral de Santa Catarina. Durante os meses de inverno no hemisfério sul, os pinguins migram desde a Patagônia até o norte para fugirem das baicas temperaturas e procurar alimento. O sargento da Polícia Ambital, Marcelo Duarte, explica que, durante o trajeto de migração, é comum parte da população dos animais morrer.
Ele complementa que a diferença entre o clima frio da região da Patagônia para o clima quente e úmido brasileiro pode fazer com que os pinguins contraiam doenças. A falta de alimento, o cansaço e até a contaminação por óleo também são fatores que facilitam a mortalidade dos bichos. O sargento ressalta que, em função disso, é comum a morte das dezenas de animais.
No caso de Arroio do Silva, a passagem de uma correnteza pode ter contribuído para os bichos terem sido arrastados para uma praia só.