Arroio realiza abertura oficial do Outubro Rosa

Balneário Arroio do Silva

Administração municipal, através da secretaria de saúde, realizou nesta terça-feira, 15, a abertura oficial da semana do Outubro Rosa. Com isso, uma programação especial voltada à conscientização e a prevenção está sendo promovida ao longo dos próximos dias, em Balneário Arroio do Silva, com o objetivo de alertar homens e mulheres da importância da prevenção e da realização de exames períodicos para prevenir o câncer.

Na solenidade, que marcou a abertura da semana voltada à saúde, o prefeito Evandro Scaini frisou que o Outubro Rosa tem promovido grandes mudanças e destacou que as orientações repassadas pelos profissionais da saúde e um simples toque pode fazer a diferença. “Procuramos levar o conhecimento para as pessoas para que elas possam ser multiplicadoras da informação e, graças ao evento, os números mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Patrícia Paladini, os resultados da orientação e da prevenção realmente são bons, já que o município registra em média de cinco a seis pacientes diagnosticados com câncer por ano, um número considerado pequeno. “Até agora só tivemos 01 registro de óbito e o caso foi no ano de 2008, então isso mostra que a prevenção é muito importante, e, é nisso que temos trabalhado”, enaltece a secretária.

A abertura do Outubro Rosa contou com gestores municipais e profissionais da região que acompanharam a palestra do Dr. Elmerson Pitrowsky, médico coordenador do Serviço de Oncologia do município de Araranguá. Ainda na oportunidade, a doutora Lorena da Silva da Rosa, ginecologista e obstetra do Arroio, foi homenageada pela administração em forma de reconhecimento pelos anos de dedicação.