Lançamento do Projeto Praia Acessível é marcado por emoção no Arroio do Silva

Um momento único e muito especial marcou a vida de diversas pessoas nesse fim de semana em Balneário Arroio do Silva. Com o lançamento do projeto Praia Acessível, uma cadeira de rodas especial, adaptada para banho de mar, está sendo disponibilizada no posto de guarda-vidas central, oportunizando mais acesso para quem tem deficiência ou mobilidade reduzida. Com isso, no lançamento, muitas pessoas puderam dar o primeiro mergulho nas águas do mar. Uma delas foi Marlene Fernandes que aos 48 anos de idade viveu um momento, segundo ela, praticamente indescritível. “Tive paralisia e não ando desde os dois anos de idade. Hoje esse banho de mar foi a realização do meu sonho. Foi maravilhoso, uma sensação única e eu só tenho que agradecer a Deus e a todos por essa oportunidade”, disse emocionada.

Arroio do Silva foi o primeiro município a receber o projeto, o que garante o acesso e a mobilidade para muito mais pessoas que freqüentam o Balneário. “É muito bom ver o sorriso e a alegria de tanta gente através do projeto Praia Acessível. Com certeza a alegria não é só das pessoas que tomam o banho de mar depois de anos ou pela primeira vez, mas é de todos nós que presenciamos um momento tão emocionante como esse”, destaca o prefeito Evandro Scaini.

O projeto teve iniciativa do grupo de voluntários Ação Mais, que desenvolvem ações sociais na região sul. Através do trabalho realizado ao longo do mês dezembro foi possível comprar as cadeiras e desenvolver o projeto que é pioneiro no litoral catarinense. “Fizemos várias ações para poder viabilizar a compra das cadeiras. Agora esta aquisição é da comunidade. É interessante frisar também que esta ação tem várias parcerias, entre elas com o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Cruz Vermelha e prefeituras”, ressalta o coordenador do Ação Mais, Marcelo Raupp.

Duas cadeiras de rodas especiais foram doadas à comunidade, uma fica disponível no Arroio do Silva e outra em Balneário Rincão. Qualquer pessoa que tenha algum tipo de limitação e deseja utilizar a cadeira do projeto Praia Acessível pode comparecer no posto de guarda-vidas central que os profissionais irão orientar e auxiliar no banho de mar. “Estaremos todos os dias aqui para atender quem precisa. Quem quiser pode entrar em contato com a gente para fazer o agendamento pelo telefone 9165-5791”, informa o comandante da operação veraneio do Arroio do Silva, sargento Juan Fernandes.

O lançamento oficial do projeto foi realizado no sábado, 21, e contou com a presença de lideranças municipais, corpo de bombeiros, representantes de entidades e integrantes da Associação dos Deficientes Físicos de Araranguá (ADEAR).

Os integrantes da associação aproveitaram o momento e depois de anos, muitos deles, curtiram o banho de mar com segurança. “Um dia marcante, sem dúvida. Poder entrar no mar, mergulhar e sentir a água salgada com tranqüilidade é muito bom”, relatou Fátima Corrêa que não tomava banho de mar há 25 anos.