Encontro resgata a cultura do Terno de Reis no Arroio do Silva

A manhã de domingo, dia 5, foi diferenciada para quem estava na beira da praia na área central de Balneário Arroio do Silva. Foi realizado o Encontro Sul Catarinense de Terno de Reis, em que dois grupos participantes tocaram e cantaram, resgatando a cultura e chamando a atenção dos moradores, turistas e veranistas.

O encontro, organizado pelo Grupo Estrela do Mar do Arroio do Silva, contou com a participação do Grupo de Guarita, Sombrio. Eles percorreram a área central do município, além da beira-mar.

Uma das veranistas que prestigiou a apresentação, se encantou. “Na hora já me fez lembrar do meu pai que todos os anos participava do grupo de Terno de Reis. Muito bom resgatar isso e passar a bonita mensagem para a juventude”, disse Flavia Evaldt de Matos.

Este foi o segundo encontro realizado no Arroio e, de acordo com o presidente do Grupo Estrela Mar, Dolvino Presa, a intenção é instigar a comunidade, resgatar a cultura açoriana dos povos e levar a mensagem cristã, no dia que antecede o Dia dos Reis. “Quem está na praia vem para descansar, então a gente faz a cantoria para levar a mensagem do nascimento do menino Jesus. Além disso, o objetivo é também promover uma integração maior das pessoas através de Cristo”, frisa.

O que é

A Folia de Reis ou Terno de Reis é uma manifestação religiosa que se popularizou nos povoamentos do litoral, marcando as comemorações do ciclo natalino. De 23 de dezembro a 06 de janeiro, os grupos visitam as casas, fazem apresentações e recolhem donativos para novenas em homenagem ao Menino Jesus.

Segundo a fé católica, no Dia de Reis (06 de janeiro), os três Reis Magos, guiados por uma estrela, percorreram um longo caminho até encontrar aquele que consideravam o Messias, a quem ofereceram presentes. Depois da revelação retornaram às suas tribos para anunciar a descoberta a todas as nações.

Entre os católicos, a partir da data que é consagrada aos Reis Magos, as famílias já podem desmontar o presépio e retirar a decoração natalina das casas porque está encerrado o tempo da expectativa em torno do nascimento do Salvador.