Curso ensina a fazer conservas de frutas
Com o objetivo de garantir novas oportunidades de aprendizado e oferecer alternativas de renda para famílias, a administração municipal de Balneário Arroio do Silva, através do Departamento de Indústria e Comércio, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural de Araranguá, promoveram o Curso de Conserva de Frutas na comunidade de Jardim Atlântico. Com os ingredientes básicos como frutas, açúcar, limão e água, várias receitas foram colocadas em prática com os ensinamentos da instrutora do Senar, Bea Bortolotto. “Aqui foram feitas geléias, geleados, doces, compotas, cocadas, bala de banana, entre outras receitas”, destacou a instrutora.
As conservas produzidas foram com as mais variadas frutas: mamão, banana, batata doce, goiaba, laranja, morango, maracujá, maçã, abóbora e coco. Desde a utilização da casca até a polpa da fruta deu para desenvolver deliciosas receitas. “Com a água da casca da maçã, por exemplo, produzimos uma receita”, disse a instrutora.
Em torno de 15 mulheres participaram do curso que foi realizado nos dias 09 e 10.
Com o encerramento do curso, as participantes saíram satisfeitas com a nova aprendizagem. “Não foi tão difícil não. Aprendemos bastante e, agora, a intenção é colocar as receitas em prática. Muito bom aprender a fazer receitas alternativas com frutas”, registrou Gislaide Rosa da Silva.
As participantes do curso receberam a visita da primeira-dama, Diane Scaini, e a diretora de desenvolvimento social, Avanei Vieira.
O departamento de indústria e comércio, junto com o sindicato e o Senar, planejam novos cursos para serem realizados ao longo do ano. O objetivo é oferecer mais oportunidade à comunidade.