Prefeitura inicia processo de implantação do Serviço de Inspeção Municipal

Uma reunião realizada no início desta semana entre profissionais da prefeitura de Balneário Arroio do Silva deu início ao processo de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O profissional recém contratado, o médico veterinário Márcio Antônio Brunelli estará prestando serviços à prefeitura uma vez por semana, todas as sextas-feiras no departamento de tributos e também junto à vigilância sanitária prestando orientações nos estabelecimentos. “Aos poucos vamos acertando as ações que serão realizadas no município. De início vou, junto com a vigilância sanitária, fazer um trabalho de orientação nos estabelecimentos para, aos poucos, ir se adequando ao serviço de inspeção municipal”, explicou o profissional.

Outras questões na área da veterinária também foram conversadas. “Vamos fazer um trabalho também em caráter de controle de insetos e parasitas, atendendo a comunidade de maneira geral. Aliás, conforme vamos conversando podemos criar e realizar várias outras ações”, acrescentou.

A reunião contou com a presença do prefeito, Evandro Scaini, diretor de agricultura e pesca, Otílio Nascimento da Silva, diretor de indústria e comércio, Everson Inocêncio, profissional da saúde, enfermeira Greyce Copetti, e o fiscal da vigilância sanitária, Alexandre João Florentino.

Com atenção e muito trabalho, o município busca regulamentar e legalizar o beneficiamento, industrialização e comercialização de produtos de origem animal.  “A prefeitura não tinha ainda disponível um médico veterinário e a contratação deste profissional vai nos auxiliar muito para a realização de novas e grandes ações no município”, completou o prefeito.

O que é o Serviço de Inspeção Municipal?

É o serviço que controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.