Município se mobiliza contra as hepatites virais

Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, com isso a administração municipal de Balneário Arroio do Silva, através da secretaria de saúde, vai promover uma ação intensiva de informação e prevenção no próximo sábado, dia 26.

As unidades de saúde Paulo Lupinn e Erechim estarão abertas durante todo o dia, das 8 horas da manhã às 17 horas, intensificando a vacinação contra hepatite C e oferecendo testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. “O objetivo é facilitar o acesso da população e ampliar o diagnóstico precoce das doenças, especialmente a hepatite B e C”, explicou a coordenadora da vigilância epidemiológica, enfermeira Franciele Ramos Silva.

A vacina contra hepatite B tem como público alvo a população com idade de 0 a 49 anos. A mobilização no Arroio do Silva está sendo feita através da prefeitura, tendo suporte estadual e também do laboratório Merck Sharp e Dohme Farmacêutica Ltda.Lembrando que a ação intensiva será realizada no sábado, dia 26, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

O que é Hepatite C?

A hepatite C é uma doença causada pelo vírus VHC. Esse vírus provoca inflamação crônica no fígado, que pode ocasionar cirrose ou câncer, com perda da função do fígado, e requerer transplante como tratamento. A hepatite C é uma doença silenciosa, por isso, é necessário estar sempre atento e fazer exames para evitar as complicações futuras.

Casos de hepatites virais

De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 1999 a 2011, já foram notificados e confirmados 120.343 casos de hepatites B, sendo 31,6% na região Sul; e 82.041 casos de hepatite C no Brasil, sendo 22,3% da região Sul. Em Santa Catarina, de 1994 a 2013 foram notificados 13.406 casos de hepatite B e 10.887 casos de hepatite C.