Seminário de sensibilização do Projeto Orla reúne comunidade do Arroio do Silva

O seminário de sensibilização do Projeto Orla teve grande participação da comunidade em Balneário Arroio do Silva. Na noite de quarta-feira, dia 10, representantes de entidades, de órgãos públicos e moradores estiveram presentes no evento que teve como objetivo apresentar e esclarecer dúvidas sobre o projeto. O hall da prefeitura ficou lotado de pessoas interessadas em contribuir para o ordenamento da praia e para impulsionar ainda mais o desenvolvimento da cidade. “É importante a participação porque agora é a hora que temos para definir as metas, estratégias e os direcionamentos da nossa cidade – o que podemos fazer e o que não podemos fazer na orla. Portanto, esperamos que a comunidade participe sempre de todas as reuniões”, registrou o prefeito Evandro Scaini.

O Projeto Orla tem como objetivo discutir e planejar o ordenamento dos espaços litorâneos, aproximando as políticas ambientais e patrimoniais, principalmente nas áreas sob o domínio da União, e harmonizando também o convívio entre usuários da orla, pescadores e surfistas.

Nos trabalhos da noite, a coordenadora estadual do Projeto Orla e coordenadora de projetos especiais da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Adelina Cristina Pinto, fez uma explicação sobre o que são: patrimônio da União, terrenos de marinha e áreas urbanizadas. Na sequência, a representante do projeto e da secretaria de Estado do Planejamento, Larissa Martins, falou sobre o gerenciamento costeiro; e o técnico que acompanha o desenvolvimento do projeto no município, Ricardo Miranda, apresentou ao público a metodologia e o cronograma de trabalho em Arroio do Silva.

O trabalho, que envolve a participação da comunidade, deve iniciar com as oficinas no dia 22 de setembro. “Meu papel é coordenar os trabalhos no município e destaco, então, que é muito importante a participação dos representantes das entidades e comunidade na elaboração do projeto. Não precisa ser formado em nenhuma área para participar, só precisa conhecer a praia e ter interesse”, explicou Miranda.

Comunidade interessada

Membros de associações de moradores, de entidades representativas, da polícia militar, polícia ambiental, pescadores, surfistas, estudantes e demais membros da comunidade se envolveram no primeiro seminário. A partir desta reunião já foi definida a data de início das oficinas que serão realizadas durante seis dias. Com isso, a comunidade terá tempo para debater os aspectos, características e problemas da orla do Arroio para que soluções sejam apontadas e metas traçadas.

Ainda durante o seminário, que teve grande participação do público, o prefeito reforçou a importância da discussão, elaboração e implantação do Projeto Orla. “Hoje Arroio do Silva é a terceira maior cidade da região da Amesc em população e a estimativa do IBGE é que no ano que vem tenhamos um crescimento de em torno de 1.400 habitantes. Portanto, a população vai crescer muito além das outras e nós temos que nos preocupar com o ordenamento da cidade, discutindo e elaborando o Projeto Orla, o Plano Diretor e o Plano de Gerenciamento Costeiro”, frisou.

A intenção é contribuir para que a cidade cresça de maneira organizada, preservando também o meio ambiente.

Inscrições para as oficinas do Projeto Orla

Representantes de entidades e demais membros da sociedade civil organizada podem se inscrever para as oficinas de trabalho para a elaboração do Projeto Orla. Interessados devem realizar a inscrição no departamento de turismo, localizado no Centro. “Quem não puder comparecer no departamento, pode entrar em contato por telefone que eu vou ao encontro do interessado para preencher a ficha de inscrição”, explicou a coordenadora municipal do projeto e diretora de turismo, Maira Patrícia Vieira Cardoso.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 18 de setembro. As oficinas serão realizadas a semana seguinte do término da inscrição.

Maiores informações pelo telefone 3526 0350 ou 9187 3508.