Ação do Hemosc mobiliza moradores do Arroio
A Unidade Básica de Saúde Paulo Lupinn esteve movimentada durante todo o dia de quinta-feira, 09, em Balneário Arroio do Silva. Uma ação do Hemosc, em parceria com a secretaria municipal de saúde, oportunizou o estímulo à solidariedade. Pessoas interessadas em doar sangue tiveram o hemocentro mais próximo e, por isso, aproveitaram para realizar o ato solidário. “Esta é a minha primeira vez. Sempre tive vontade de doar e, agora, com a oportunidade mais próxima, resolvi aproveitar”, disse a auxiliar de dentista, Samara de Andrade.
Dos 70 atendimentos realizados, muitos dos cidadãos realizaram o ato de amor pela primeira vez. No entanto, os que já são doadores também não perderam tempo. “Já doei quatro vezes. A primeira vez meu avô precisou, depois eu resolvi continuar ajudando quem precisa. Ajudar sempre faz bem”, destacou o técnico em edificações, Guilherme Souza.
A doação de sangue demora de 5 a 12 minutos e são retirados 450 ml. “Dos 70 atendimentos realizados, nossa meta é atingir em média de 40 a 50 bolsas coletadas”, frisou a assistente social do Hemosc, Simone Nandi. Ainda segundo a profissional, o Hemosc atente 41 municípios com atendimentos itinerantes. As bolsas de sangue são encaminhadas ao hemocentro de Criciúma e encaminhadas aos 28 hospitais da região sul quando há necessidade. “Sempre realizamos esta parceria com o Hemosc e a população comparece. A ação é uma maneira de estimular a doação de sangue e aproximar a comunidade do hemocentro. Ficamos muito satisfeitos com a participação”, enfatizou a secretária de saúde, Patrícia Paladini.