Plano Municipal de Turismo é pauta de audiência pública

A administração municipal de Balneário Arroio do Silva realizou na noite de terça-feira, 14, a audiência pública para apresentar e debater o Plano Municipal de Turismo. Na ocasião foi apresentado o inventário turístico – que faz parte da primeira etapa do Plano.

Dos dados levantados, foram elencados os atrativos naturais, históricos, religiosos e culturais, os eventos, o artesanato, os meios de hospedagem e estabelecimentos gastronômicos que são referências no balneário. “Em cem dias de trabalho foram levantados 1.271 pontos georreferenciados nos 15 municípios da Amesc, sendo que 90 pontos são no Arroio”, pontuou a coordenadora de turismo da Amesc, Cristiane Bilessimo.

O objetivo do Plano é detalhar as características, os atrativos e referenciais turísticos da cidade e, com isso, traçar um planejamento que busque o incremento e o desenvolvimento do turismo local e regional. “O objetivo é desenvolver a economia da cidade e, para isso, é preciso trabalhar de forma integrada”, completou o responsável pela empresa que elabora o plano, Thiago Ferrarezi.

Os moradores e representantes do trade turístico que estiveram presentes na audiência pública opinaram, deram sugestões e contribuíram com a elaboração do plano. “Turismo não é só evento e shows, é também estrutura e qualificação, por isso temos que nos planejar”, destacou o prefeito, Evandro Scaini. “O plano é um processo participativo, então agradecemos a presença de todos”, completou.

Conselho Municipal de Turismo

Além dos dados apresentados e da troca de informações com a comunidade, a reativação do Conselho Municipal de Turismo foi também um dos temas pautados. Os presentes decidiram pela alteração da lei que institui o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), para adequação de exigências do Ministério do Turismo, conforme portaria 112/2013. Foi decido, também, pela criação do Fundo Municipal de Turismo para dar sustentação econômica ao COMTUR.

Com isso, será encaminhada para a Câmara de Vereadores a indicação de alteração para a composição do Conselho. Após o projeto ser encaminhado e analisado pelos legisladores, será feita uma nova reunião para a escolha dos membros.