Mutirão de doação de sangue atrai voluntários
A Unidade Básica de Saúde Paulo Lupinn, em Balneário Arroio do Silva, esteve movimentada nesta quinta-feira, 19. A equipe de profissionais do Hemosc de Criciúma esteve mobilizada, em parceria com a secretaria municipal de saúde, para atender os voluntários interessados em doar sangue.
O pedreiro Vagner dos Santos Muck e a esposa Keli dos Santos da Silva Muck aproveitaram a oportunidade e compareceram na primeira hora da tarde para realizar a boa ação pela primeira vez. “A gente sempre teve vontade de doar, mas faltava oportunidade. Hoje aproveitamos”, disse o morador do Arroio do Silva. Para eles, foi gratificante realizar o ato que pode salvar muitas vidas.
Assim como o casal, o motorista Leomar Pereira Cavalcante também reservou algumas horinhas do seu tempo para praticar a boa ação. Mesmo com certo receio de agulha, ele se sentiu bem ao ser solidário. “Queria ter ido doar em Criciúma já, mas os horários nunca davam certo. Com o hemosc aqui ficou mais fácil”, registrou.
Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade, seja para doar pela primeira vez ou dar continuidade ao ato solidário. De acordo com a responsável pelo setor de captação do hemocentro, Maria Regina Boteon Buttner, foram feitos 100 atendimentos ao longo do dia. Mas quem não pode ir desta vez, terá novas oportunidades. “Estamos organizando a agenda da coleta externa. Ainda neste ano estamos nos programando para vir mais duas vezes aqui no município”, garantiu. As datas serão agendadas, mas há possibilidade de um novo mutirão daqui há três meses.
As doações são importantes porque contribuem para o equilíbrio dos estoques. As bolsas de sangue são encaminhadas a 28 hospitais e clínicas da região.