Projeto de energia alternativa é apresentado para a comunidade do Arroio

Professora e acadêmicos do curso de engenharia de energia da UFSC de Araranguá apresentaram para a comunidade de Balneário Arroio do Silva um projeto de pesquisa que está sendo realizado com o objetivo de desenvolver o potencial energético na Plataforma de Pesca. A ideia é converter a energia das ondas em energia elétrica.

O projeto de pesquisa está em andamento há um ano e o plano é trabalhar para a implantação de um protótipo na plataforma. O projeto deve ser colocado em prática, se aprovado e liberado os recursos após o estudo de viabilidade, daqui a alguns anos. Segundo os pesquisadores, na prática, isso pode demorar de três a cinco anos. “Estamos em fase de estudo. É preciso fazer a análise dos dados para depois poder instalar o aparelho. Inicialmente a energia produzida seria utilizada na própria plataforma”, explicou a idealizadora e orientadora do projeto, professora Carla D’Aquino. Os custos e os possíveis impactos também estão sendo estudados para a modelagem e a implantação do possível protótipo no município.

O projeto foi apresentado na Câmara de Vereadores para a comunidade. Em torno de 50 pessoas estiveram presentes. “A ideia é viável e possível, e estaremos dispostos a ajudá-los no que for preciso. Se o projeto for implantado, o município e a plataforma poderá ser destaque não só n pesca artesanal, mas também ter um novo ponto turístico de energia alternativa”, registrou o prefeito Evandro Scaini.

Além da prefeitura, a plataforma de Pesca Entremares é também parceira do estudo. “A Plataforma está feliz com o projeto. Estamos acreditando e cheios de expectativa. Parabéns a todos os envolvidos”, disse o gerente da Plataforma, Gilberto Francisco.

O estudo está sendo realizado pela professora Carla D’Aquino e pelos acadêmicos do curso de engenharia de energia: Nágila Lucietti Schmidt, Raffaela Zandomenego, Vitor Antunes, Leonardo Dalla Vecchia.

No Brasil há dois protótipos que convertem a energia das ondas em energia elétrica. O estudo feito em Balneário Arroio do Silva está sendo apresentado em congressos nacionais e internacionais.