Guerreiras do dia a dia

A secretaria municipal de saúde de Balneário Arroio do Silva através do departamento de vigilância epidemiológica promoveu na noite de quinta-feira, 14, um encontro especial entre os portadores do vírus HIV. O grupo operacional terapêutico é realizado há quatro anos, onde encontros periódicos são realizados para orientar, informar e dar suporte para quem enfrenta o tratamento. “Ficamos um tempo sem realizar os encontros com frequência, mas nossa intenção é retomar o trabalho e fazer um encontro por mês”, esclareceu a enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica, Franciele Ramos. O grupo de apoio é realizado por iniciativa da profissional de enfermagem e pela psicóloga Magda Consalter.

Aproveitando o mês das mães, o grupo teve um encontro super especial onde o tema trabalhado foi “A complexa arte de ser mulher”. Além da palestra das profissionais, as mulheres que pertencem ao grupo puderam desabafar e dar relatos de como é ser mãe, mesmo diante das dificuldades.

Em meio à emoção de suas histórias, o encontro foi, mais uma vez, proveitoso para cada uma delas. “Aqui a gente se entrosa. Temos o mesmo problema, então temos mais liberdade de contar nossas coisas já que lá fora tem muito preconceito”, disse uma paciente que enfrenta o tratamento de Aids há quase dois anos. “Quando descobri a doença eu não queria ver o mundo de frente, mas o grupo me ajudou muito”, acrescentou.

O encontro especial de mulheres contou com uma decoração super especial, além de mensagens positivas e trocas de experiências. Ao final teve um coquetel e as participantes receberam um mimo todo especial das profissionais da área da saúde.