Caminhada de conscientização contra o cigarro mobiliza a comunidade
Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, o município de Balneário Arroio do Silva, através da secretaria municipal de saúde, promoveu na manhã de sábado, 30, uma caminhada de conscientização. O evento reuniu os ex-fumantes que participaram e participam do programa de Controle do Tabagismo, além de diversas pessoas que apoiam a iniciativa.
Juliana Hecht participou do programa realizado pelo município e há quase dois anos está livre do vício. Ela, assim como em torno de 80 pessoas que conseguiram largar o cigarro com a ajuda dos encontros realizados semanalmente no posto de saúde, fez questão de estar presente na caminhada para conscientizar as outras pessoas. “Antes do programa eu tentei parar de fumar umas dez vezes, mas nunca tinha conseguido, até achei que não iria conseguir. Tenho muito que agradecer as profissionais que me ajudaram a largar o vício.”, disse a moradora do Arroio que participou do primeiro grupo do programa de controle do tabagismo no município.
Vestindo a camisa contra o cigarro e feliz por estar sem o vício, Santina Silveira Passos, aos 61 anos, também comemora a nova fase da vida. “Fumei por 47 anos e hoje, sem o cigarro, posso notar a diferença. Sinto mais o cheiro, o gosto e tenho mais disposição, já posso até dar uma corridinha”, disse ela esbanjando alegria.
A caminhada reuniu em torno de 100 pessoas que passaram pelo Centro chamando atenção da população no comércio local. O prefeito Evandro Scaini e o secretário de saúde, José Luiz Oliveira, também participaram do ato de conscientização.
O evento foi organizado pelas responsáveis pelo programa de controle do tabagismo, enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica, Franciele Ramos, e a psicóloga Magda Consalter. “Gostaríamos de agradecer a todos que participaram da caminhada. Aos que enfrentaram o desafio de parar de fumar, desejo que continuem fortes e não desistam”, destacou Franciele.
Os participantes encerram a caminhada com o grito de guerra “Fumo: nunca mais!”