III Seminário PNAIC reúne educadores do Arroio do Silva e Araranguá

Foi realizado nesta quarta-feira, dia 02, em Balneário Arroio do Silva, o III Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), reunindo professores do município e também de Araranguá. O evento teve como objetivo capacitar e apresentar as ações realizadas pelas alfabetizadoras durante o ano. Por isso, o evento contou com a exposição dos trabalhos, apresentação artística do teatro JAC da Escola Municipal Jardim Atlântico e uma palestra ministrada pelo professor doutor, reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Em Balneário Arroio do Silva 14 professoras alfabetizadoras integram o PNAIC, o que resulta em constantes encontros de estudo para o aprimoramento da didática e, consequentemente, novas atividades desenvolvidas e aplicadas em sala de aula.

O objetivo do Pacto e das ações desenvolvidas ao longo do ano é de promover, através de novas práticas, a melhoria da qualidade do ensino nas séries iniciais e contribuir com o processo de alfabetização e letramento dos alunos.

“A gente sabe que não é fácil para conseguir que 100% dos alunos saiam alfabetizados no terceiro ano, mas já tivemos avanços. Em 2013, tivemos mais reprovações, em 2014 essa reprovação já diminuiu e em 2015 ela está bem menor. Então, para nós, isto é gratificante”, enalteceu a secretária de educação, Silvia Machado Ghellere.

O seminário, que contou com a presença do prefeito de Arroio do Silva, Evandro Scaini, secretária de educação, reitor da Unesc e coordenadoras do PNAIC de Araranguá e do Arroio, marcou a conclusão dos trabalhos de 2015.

Em Arroio do Silva a coordenadora é Eloísa Maciel e a orientadora de estudos é Maria Hilma Laurentino Jesuíno.

Em Araranguá a coordenação é por conta de Andreia Jaime Constantino Gonçalves e as orientadoras de estudos são Maria Madalena Zilli da Silva e Cátia Cilene Laurentino.