Grande apoiador da primeira Arrancada de Caminhões é homenageado

A solenidade oficial de abertura do evento foi realizada antes da escolha das soberanas e contou com a presença de autoridades municipais, regionais, estaduais e federais. O prefeito Evandro Scaini e o vice Fernando Borges recepcionaram as lideranças que marcaram presença na segunda noite de evento. O deputado federal Edinho Bez e deputados estadual José Nei Ascari e Manoel Mota marcaram presença.

Neste ano, a administração municipal prestou homenagem a um dos grandes apoiadores e incentivadores da realização da primeira Arrancada de Caminhões: Paulo Cezar Maciel da Silva, na época, em 1986, proprietário da BBS. A ideia da Arrancada surgiu depois que Luiz Carlos Verdieri, homenageado do ano passado, leu uma reportagem em uma revista internacional. Com a determinação de Luiz Carlos Verdieri, a motivação do prefeito da época, Manoel Mota, e o grande incentivo de Paulo Cézar, a primeira Arrancada foi realizada há 30 anos e conquistou o público. Paulo Cézar Maciel da Silva participou ativamente da criação e organização dos três primeiros eventos da Arrancada e foi grande entusiasta de esportes radicais. Diante do grande incentivo, o empresário recebeu homenagem da Administração Municipal. “Reconhecimento mais do que merecido. Paulo Cézar foi um grande incentivador e merece receber o destaque”, frisou o prefeito Evandro Scaini.

O homenageado agradeceu a oportunidade de estar presente e receber o carinho de todos no evento.

Empresário conta a história da Arrancada

“O Primeiro Km de Arrancada de Caminhões de Araranguá, realizado há trinta anos, nos dias 01 e 02 de fevereiro de 1986, no Balneário Arroio do Silva, foi a primeira corrida de caminhões do Brasil e foi considerada pela Revista Caminhoneiro inédita também na América Latina.

A ideia do Km de Arrancada de Caminhões surgiu de uma conversa com Luiz Verdieri, secretário de turismo de Araranguá na época, com base em uma reportagem de uma revista internacional que apresentava uma matéria sobre a fórmula truck norte americana. Esta conversa ocorreu em uma revenda da Chevrolet em Araranguá, de minha propriedade e dos meus sócios, Leno Bacha e Beto Barata.

Na época, já havia o evento de km de arrancada de motos no Arroio do Silva, com os moldes parecidos com os que se utilizaram para a disputa do km de arrancada de caminhões.

Mota, caminhoneiro e prefeito de Araranguá na época, dava sinal verde para qualquer iniciativa de Luiz Verdieri, principalmente esta que reuniria os seus colegas caminhoneiros em uma grande festa.

Luiz Verdieri elaborou, então, um pré-projeto chamado “Praia, Verão e Caminhão”. A partir deste pré-projeto iniciou-se a busca por recursos para execução das ideias.  Diversas etapas do projeto foram realizadas com a ajuda de empresários de Araranguá.

A venda dos espaços publicitários e outros auxílios financeiros contribuíram para a realização de uma parte do processo, porém, ainda faltava angariar recursos para a infraestrutura do evento. Foi nesse momento que entrou o apoio incondicional da BBS, minha construtora e dos meus sócios Leno e Beto. Em conjunto com a prefeitura assumimos as obras necessárias para a sua realização.

Não havia uma comissão formal responsável pela organização do evento que acabou sendo organizado pelas revendas de caminhões de Araranguá e região e pela prefeitura.  A coordenação técnica ficou sob a responsabilidade de FCA – Federação Catarinense de Automobilismo.

Dezenas de voluntários participaram da organização desse grande momento. O trabalho da Setur foi fundamental, bem como da Secretaria de Obras e das demais secretarias, da Câmara de Vereadores e da Polícia Civil e Militar. O bom relacionamento com o Governo do Estado, o apoio das transportadoras e os caminhoneiros participantes – astros do espetáculo – foram imprescindíveis para o sucesso do evento.

O primeiro evento “Praia, Verão e Caminhão” foi realizado nos dias 01 e 02 de fevereiro de 1986, na praia do Arroio do Silva. O evento contou com a participação de 50 competidores em três categorias distintas: Toco, Truck e Cavalo Mecânico. Na categoria Toco e Truck competiram caminhões Chevrolet, Ford, Wolkswagen e Mercedes, já na categoria cavalo mecânico competiram as marcas Mercedes, Volvo e Scania. Na época a polícia militar calculou um público de aproximadamente 45.000 expectadores no entorno da pista de corrida.

No 1º evento, os caminhões competiram praticamente sem preparação. A partir da segunda edição é que houve uma participação maior das montadoras em melhorar o desempenho dos caminhões competidores.

Os Vencedores do Primeiro Evento foram os seguintes: Categoria Cavalo Mecânico: 1º lugar, uma valente Scania L 110 S, “o Vovô”, pilotada por Luiz Leopoldo Pavanato. 2º lugar, Sirley Severino Pereira e 3º lugar, Valdir Dibiasi.

Categoria Truque: A grande expectativa da categoria ficou por conta do Prefeito Manoel Mota, que competiu em todas as eliminatórias e conseguiu um honroso 3º lugar. Foi vencido por José Carlos Polli em 1º lugar e por Geraldo Élito Pereira em 2º lugar.

Categoria Toco: Fiquei em primeiro lugar, vencendo Dalton Luz que ficou em 2º e Arthur Rocha de Oliveira que ficou em 3º.

O 2º Km de Arrancada de Caminhões foi realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro de 1987 com público estimado de 60.000 expectadores.

O 3º Km de Arrancada de Caminhões, inicialmente previsto para os dias 29 a 31 de janeiro de 1988, foi transferido para o período de 05 a 07 de fevereiro de 1988 em virtude do mau tempo, com um público estimado de mais de 100.000 expectadores.

Eu participei ativamente da criação e organização dos três primeiros eventos de Arrancada de Caminhões. Sempre fui grande entusiasta de esportes radicais, principalmente dos disputados em cima de quatro rodas, e um cidadão apaixonado pela cidade de Araranguá”

Por Paulo Cezar Maciel da Silva