Plano Municipal de Cultura do Arroio é apresentado para a comunidade

 

Foi realizada na noite de quinta-feira, dia 10, a audiência do Plano Municipal de Cultura de Balneário Arroio do Silva. O evento abriu com a apresentação do Coral da cidade e logo em seguida houve a apresentação e troca de ideias.

O Plano Municipal é um instrumento de planejamento que vai orientar a implantação de políticas públicas na área da cultura pelos próximos dez anos no município. No documento consta o levantamento cultural da cidade e elenca as prioridades, além de conter o planejamento de ações e metas a serem efetivadas ao longo dos próximos anos.

O evento contou com a participação da comunidade que, na oportunidade, sugeriram melhorias e novas ações. “A participação foi muito boa e agradecemos imensamente todos que compareceram e deram sua opinião, sua sugestão. Foi de grande valia”, enfatizou a diretora de Cultura, Sandra Peruchi.

O documento foi apresentado pela diretora de cultura e pela profissional que presta assessoria na área, Odécia Almeida de Souza. O evento contou também com a participação da secretária de educação, cultura e esportes, Silvia Machado Ghellere.

As complementações sugeridas pela população durante a audiência serão incluídas no Plano de Cultura. O próximo passo é encaminhar o documento para aprovação na Câmara.

 

 

O que é Plano Municipal de Cultura?

 

O Plano Municipal de Cultura é a principal ferramenta para a gestão compartilhada das políticas públicas de cultura. O Sistema Nacional de Cultura é um mecanismo institucional de integração entre os níveis federal, estadual e municipal para o planejamento, articulação, execução e avaliação das políticas públicas de cultura, de forma contínua e participativa, garantindo a ampliação da cidadania cultural.

Estruturado para o período de 10 anos e formalizado por meio de Lei Municipal, o Plano Municipal de Cultura possibilitará ao setor cultural e demais áreas implantar políticas integradas que contribuam para o desenvolvimento do campo cultural. Como instrumento de planejamento das políticas culturais no município, ele estabelecerá as ações necessárias para alavancar as dinâmicas culturais locais e garantir a ampliação dos direitos culturais nos municípios.