Projeto Protetor Ambiental forma alunos em Arroio do Silva
Foi realizada na noite de quinta-feira, dia 01, a formatura dos 20 alunos do município de Balneário Arroio do Silva que integraram o projeto Protetor Ambiental. A ação é uma realização da Polícia Militar Ambiental em parceria com a prefeitura e tem como objetivo conscientizar os adolescentes sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e torná-los multiplicadores deste conhecimento aos demais moradores do município, sendo que estes alunos receberam aulas teóricas e práticas voltadas ao meio ambiente.
O projeto atende alunos da rede pública, sendo que em Arroio do Silva foram beneficiados estudantes da Escola Municipal Jardim Atlântico e da Escola Estadual Apolônio Ireno Cardoso.
A formatura foi realizada no salão da igreja e contou com a participação de autoridades, familiares e comunidade. Durante a solenidade teve ainda reconhecimento aos voluntários e envolvidos no projeto, além de premiar os alunos destaque.
O sargento Laudelino Joaquim, que era responsável pelo projeto de educação ambiental e entrou para a reserva, recebeu também homenagem e o carinho dos alunos.
Todos os alunos receberam o certificado. O curso teve duração de aproximadamente 4 meses. “Nos sentimos honrados em ter a oportunidade de oferecer este curso para os estudantes do nosso município. Agradecemos a Polícia Militar Ambiental. Foi uma grande parceria e desejamos que continue”, ressaltou a secretária de educação, Silvia Machado Ghellere.
O prefeito Evandro Scaini, que também se fez presente no ato, parabenizou os alunos que tiveram a grande chance se integrar ao projeto e persistiram em concluir. “Que vocês sejam os multiplicadores do bem, dos cuidados com o meio ambiente. É muito importante preservar e cuidar da natureza e do meio em que vivemos. Que vocês cumpram a bela missão como protetores ambientais e disseminem a ideia e a informação de que é preciso, sim, cuidar e preservar o meio ambiente”, frisou Scaini.
O Curso da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina teve inicio em 1999 e é feito em todas as regiões do Estado. Na área do 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental de Maracajá este projeto já atendeu alunos da rede pública de ensino municipal e estadual nas seguintes oportunidades: Em 2007, alunos do Meleiro e Maracajá; 2010, alunos de Maracajá; 2011 alunos de Timbé do Sul; 2012, alunos de Santa Rosa do Sul; 2015, alunos de Praia Grande; e neste ano de 2016: o município de Balneário Arroio do Silva.