Relatório da Fatma aponta todos os pontos próprios para banho no Arroio

Coleta foi realizada no dia 03 de janeiro. Este foi o quinto relatório emitido pela Fundação do Meio Ambiente

Balneário Arroio do Silva

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) emitiu na quinta-feira, dia 05, o quinto relatório da qualidade das praias catarinenses desta temporada e o primeiro de 2017. De acordo com o documento, dos 214 pontos analisados, 143 estão próprios para banho, o que corresponde a 66,8%.

Dos quatro pontos monitorados em Balneário Arroio do Silva, todos passaram nos testes de análise e estão próprios para o banho. A coleta foi realizada no dia 03 de janeiro. O resultado positivo é também conseqüência de um trabalho realizado pela prefeitura de Balneário Arroio do Silva que atua constantemente no monitoramento e na fiscalização dos esgotos com a finalidade de coibir irregularidades.

Como é feito

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Para esta temporada, as amostras começaram a ser coletadas em  31 de outubro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é  considerado próprio.

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.