Município sedia Encontro Regional de Conselheiros Tutelares
Foi realizado nesta segunda-feira, dia 15, em Balneário Arroio do Silva, o Encontro de Conselheiros Tutelares das regionais da Amesc e Amrec. Com a participação dos profissionais, a ideia foi passar informações relevantes e trocar ideias sobre a atuação dos conselhos nos municípios. Aspectos sobre o Plano Decenal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes também foram abordados no evento.
O Encontro foi realizado pela Associação Catarinense de Conselheiros Tutelar (ACCT), pelo Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares (FCNCT) e Instituto Vida.
“Foi feito uma convocação para que estes guerreiros pudessem estar conosco nesta tarde. Foi uma satisfação receber todos. Este é um seminário regional de articulação da rede de conselheiros tutelares para a articulação e o monitoramento do sistema de garantia de direitos e é um encontro muito importante para capacitação, busca de informação e troca de ideias”, declarou a Presidente da Associação Catarinense dos Conselheiros Tutelares dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, Graziela Cristina Luiz Damacena Gabriel.
Todos os conselheiros de Balneário Arroio do Silva, que foram os anfitriões, marcaram presença. Na abertura, autoridades também prestigiaram. O vice-prefeito, Carlos Scarsanella, o secretário de administração e finanças, Felipe Keller, a secretária de desenvolvimento social, Avanei Vieira, o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Tavares Policarpo, e o vereador, Vanderlei de Souza, estiveram presentes e recepcionaram os conselheiros das regionais.
Os trabalhos deram início com a palestra do fundador do Instituto Vida, Edinho Santana, que repassou informações pertinentes aos profissionais. “A informação é sempre muito importante e a intenção aqui foi de trocar ideias e também de melhorar o clima dos conselheiros tutelares, tendo em vista que a maioria atua em seu primeiro mandato”, frisou.
O evento teve o apoio dos Conselheiros Tutelares do Arroio do Silva e também da prefeitura. Este foi o primeiro encontro regional e a ideia é criar e fortalecer núcleos regionais com o objetivo de unir os profissionais em busca de informação e capacitação.