Desfile da Independência: escolas e entidades declaram amor à Pátria

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte organizou e preparou com muito empenho o Desfile da Independência que reuniu milhares de participantes na avenida, entre representantes de entidades, estudantes, pais, professores e demais servidores públicos.

Organizados, 21 pelotões tornaram a Avenida Santa Catarina uma verdadeira passarela da Pátria. O desfile cívico deu início com a participação do 28º GAC e Corpo de Bombeiros, dando sequência com a fanfarra da Escola Municipal Jardim Atlântico, o pelotão do Projeto Protetor Ambiental, a APAE e demais entidades e escolas.

Cada grupo apresentou, com muita criatividade e envolvimento, os trabalhos e projetos desenvolvidos, enfatizando a história e a cultura. Entre os projetos trabalhados e apresentados no desfile, a história de emancipação política do município foi destaque, bem como os eventos da cidade como Festa do Peixe, Festa Junina, Carnaval, Arrancada de Caminhões e Semana Farroupilha.

A bandeira e o amor à pátria foram bastante evidenciadas ao longo do desfile. Além de todo o envolvimento e participação das escolas e entidades, as fanfarras também abrilhantaram o ato.

“Destacamos neste dia não só nossa Pátria, como também os valores históricos e culturais que são tão importantes e é isso que devemos continuar preservando: nossa história, nossa cultura e nossos valores. Obrigado a todos que estiveram presentes neste ato, agradecemos todos os envolvidos na organização, todos que desfilaram e também todo público que prestigiou”, frisou o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro.

O desfile foi organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, que tem como secretária Silvia Machado Ghellere. O ato iniciou às 14h30 e encerrou por volta das 16h30.

“Obrigada as autoridades presentes, ao grande público, as escolas, entidades e toda equipe que esteve envolvida na realização do desfile. Foi lindo e todos estão de parabéns”, registrou a secretária.

Um grande público acompanhou o Desfile Cívico.

Participação de escolas, entidades e grupos

O ato iniciou com o pelotão do exército, seguido do Corpo de Bombeiros, Fanfarra do Jardim Atlântico, Projeto Protetor Ambiental, APAE, CEI Tereza Pereira Coelho, CEI Terezinha Uliana Victor, Fanfarra do município de Morro Grande, CEI Carmem Matos Borges, CEI Favo de Mel, CRAS, Grupo de Idosos, Fanfarra do Castro Alves, Clubes de Mães, Conselho Tutelar, Escola Jardim Atlântico, Fanfarra da Escola Catulo da Paixão Cearense de Sombrio, Fanfarra da Escola Prefeito Luiz de Pelegrini, Escola Professora Jaira Vieira Borges, Escola Luiza Tomasi Scaini, Escola Apolônio Ireno Cardoso, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras, Departamento de Esportes, Fanfarra de Santa Rosa do Sul, Escola de Samba Unidos do Arroio, Projeto de Jiu-jitsu, Academia Saúde e Movimento, Ronald Teixeira FC, Motoqueiros do grupo Moto Ara, Clube Regimento Tradicionalista Barriga Verde e Galpão de Estância.