Setembro Amarelo: roda de conversa promove conscientização e troca de ideias

A noite de quarta-feira, dia 13, foi repleta de orientação, informação e conscientização em Balneário Arroio do Silva. A Secretaria Municipal de Saúde vestiu a camisa e está realizando a campanha do Setembro Amarelo, que é o mês de conscientização e prevenção do suicídio. Dando início às ações, foi realizada uma roda de conversa para orientações e troca de ideias com um dos integrantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), Paulo José Borges.

A ação foi realizada no auditório do posto de saúde central e oportunizou um bate papo cheio de informação importante. A ideia é fazer com que a conscientização seja propagada e que haja a prevenção do suicídio. “É importante ter empatia. Precisamos ouvir com o coração e prestar mais atenção em quem está ao nosso lado”, destacou o representante da CVV, que enfatizou que as pessoas precisam compartilhar o que tem de melhor: respeito, atenção, apoio, solidariedade e compreensão.

“Tem parentes meus que já passaram por isso e essa troca de informação é muito importante”, registrou um dos participantes da roda de conversa.

A psicóloga do ambulatório de saúde mental do município, Priscilla Laurindo Pessi, agradeceu a presença de todos. Novas rodas de conversa estão programadas, em especial com profissionais da educação e da saúde do município. Ações informativas e educativas serão realizadas também nas escolas ao longo deste mês.