Clubes de Mães realizam grande encontro no acampamento da Semana Farroupilha

Um grande encontro com os Clubes de Mães do município de Balneário Arroio do Silva foi realizado na tarde desta terça-feira, 19, no acampamento farrapo. Fazendo parte da programação da XV Semana Farroupilha, os 13 clubes do Arroio realizaram uma pequena amostra dos trabalhos realizados. Os diversos tipos de trabalhos manuais foram expostos, em especial a nova técnica utilizada neste segundo semestre: o macramê.

“O macramê é feito com fio de malha e é um trabalho manual que não precisa de agulha, é fácil de fazer. Além disso, o custo é baixo porque pode ser feito até mesmo com camisetas que não são mais utilizadas”, explicou a secretária de desenvolvimento social, Avanei Bitencourt Vieira. A técnica foi ensinada para os clubes e as mães aderiram a ideia, transformando o fio de malha em cortinas e decorações de acordo com a imaginação.

Para prestigiar os trabalhos e conhecer um pouco mais a técnica utilizada nos clubes, um grupo de mães de Maracajá marcou presença no encontro. Dezenas de mães se juntaram ao grande grupo e trocaram ideias e experiências.

“Sejam muito bem vindas. Agradecemos ao grupo de Maracajá que vieram hoje nos prestigiar e agradecemos também nossas mães integrantes dos clubes que estão aqui”, declarou a primeira-dama Claudete Guimarães.

O grupo da cidade vizinha veio acompanhado da diretora de assistência social e bem estar social, Cinara Minato, e equipe. “Em nome da primeira-dama de Maracajá queremos agradecer todas as mães que nos acompanham nesta visita, bem como todos do Arroio do Silva por nos receber com esses trabalhos maravilhosos. Com certeza a gente vai levar bastante novidade daqui para poder fazer em nosso município”, registrou Cinara.

Em Arroio do Silva há 13 clubes que envolvem, no total, em torno de 400 mães. O grande encontro contou com a participação de centenas de mulheres que aproveitaram a exposição, trocaram ideias e também puderam se divertir e dançar músicas tradicionalistas no acampamento farrapo.

XV Semana Farroupilha encerra nesta quarta-feira

Após dez dias de programação, a Semana Farroupilha encerra nesta quarta-feira, dia 20 de setembro. Pela manhã haverá mateada, contos e prosas, além de um almoço de integração. Os tradicionalistas deverão ainda realizar uma cavalgada nas principais ruas da cidade à tarde, por volta das 16h. No retorno, haverá o descerramento das bandeiras oficializando, então, o encerramento do evento.

Lembrando que dia 20 de setembro, data em que é celebrada a revolução farroupilha e o Dia do Gaúcho, é feriado em Arroio do Silva.