Rede de Apoio é criada em Arroio do Silva

Foi criada no mês de agosto deste ano, no município de Balneário Arroio do Silva, uma Rede de Apoio envolvendo profissionais da assistência social, educação, conselho tutelar, conselhos municipais e membros da segurança pública.

O grupo se reúne mensalmente para discutir e tomar providências em conjunto a respeito dos casos envolvendo as respectivas áreas, em especial para buscar solução referente a medidas sócio educativas de indisciplina escolar e casos que envolvem os direitos e a saúde de crianças, jovens e adultos, que são situações mais freqüentes.

A Rede realiza encontro frequente e visa unir os profissionais das mais diversas áreas para garantir o direito de todos e promover ações efetivas para minimizar o número de casos. “Às vezes há um problema que chega na assistência social, mas que envolve também a escola ou a saúde, então discutir os casos em conjunto é mais ágil e fica mais fácil de solucionar”, explicou a secretária de desenvolvimento social, Avanei Bitencourt Vieira.

Os resultados já tem sido visíveis. “A rede tem sido espetacular. Todos se envolvem e, de fato, soluções são encontradas em conjunto”, registrou a secretária de educação, Silvia Machado Ghellere. A secretária ainda destaca que um outro ponto positivo para a educação é a criação de uma resolução municipal contendo normas e regras no que envolve indisciplina e ato infracional. A resolução está sendo estudada pelo grupo e passará pela promotoria e pelo conselho para, posteriormente, ser aprovada e colocada em prática.

A Rede de Apoio já realizou encontros duas vezes e deverá se fortalecer ainda mais a cada encontro.