Programa Mulher Viver Sem Violência desperta a atenção da comunidade

O município de Balneário Arroio do Silva recebeu nesta semana o ônibus lilás do programa Mulher Viver Sem Violência. A unidade móvel itinerante tem como objetivo promover o debate sobre os direitos da mulher e o combate à violência. O programa é da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação em parceria com os municípios. No Arroio as ações foram organizadas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social com o apoio das Secretarias de Educação e Saúde, além do envolvimento e a colaboração dos voluntários.

Uma grande equipe esteve mobilizando a comunidade para participar das ações que envolveram: palestras, orientações, atendimentos jurídico e psicológico, testes rápidos oferecidos pela saúde e ações voltadas à beleza como escova e manicure – serviços oferecidos por profissionais voluntários que disponibilizaram seu tempo, habilidade, levaram seus próprios produtos (shampoo, condicionador, esmaltes, entre outros) e, ainda, emprestaram seu material de trabalho, como o lavatório que foi utilizado durante a ação.

Na terça-feira, 07, o ônibus lilás atendeu a comunidade da Praia da Caçamba. Já na quarta-feira, dia 08, a ação foi realizada na área central, ao lado da delegacia civil. Muitas pessoas marcaram presença durante os dois dias. Em forma de agradecimento às mulheres que participaram, a equipe organizadora montou e sorteou duas cestas contendo produtos de beleza. Um kit foi sorteado para as participantes da Praia da Caçamba e outro na área central. As sorteadas foram: Karoline Farias e Bruna L. B. Prudêncio.

“Mais uma vez só tenho a agradecer a cada pessoa que participou de mais uma ação tão importante para nosso município em prol da segurança, valorização e combate a violência contra a mulher. Não vou citar nomes porque foram muitos. Aos que auxiliaram na execução ou aos que participaram para prestigiar, obrigada e parabéns à todos. A sementinha está plantada”, registrou a secretária de desenvolvimento social, Avanei Bitencourt Vieira.

A organização agradece ainda as voluntárias que prestaram os serviços voltados à beleza que foram de fundamental importância para a valorização da mulher.

Palestras informaram e despertaram o interesse

A ação contou com muita informação. Ao longo dos dois dias foram realizadas palestras e rodas de conversas importantes e que destacaram a atual realidade, a violência doméstica, lei Maria da Penha, além de vícios e conseqüências.

A ação encerrou com a palestra de Geverson Ferreira, escritor e morador de Balneário Arroio do Silva. As informações esplanadas ao público foram em torno do livro “Uma cura possível – a vida além do alcoolismo”, de autoria própria. De maneira simples, clara, objetiva e instigante, o escritor relatou, através de experiência própria, as conseqüências do álcool e os enfrentamentos para largar o vício. O grupo expectador ficou atento e alguns participantes aproveitaram a oportunidade para relatarem casos próximos envolvendo álcool e violência.

A palestra contou também com a presença do delegado de polícia civil Marlon Bosse e a policial civil Virgínia Custódio. O delegado aproveitou e fez algumas considerações, complementando as informações repassadas no dia da ação. “A violência doméstica não se configura somente com relação ao homem e a mulher, mas também com relação aos filhos e netos que agridem mães e avós. Nós temos instrumentos para protegê-las, então nos procurem que a gente sempre vai dar apoio para vocês de forma incondicional. Não se calem. Procurem os órgãos de proteção, liguem para o 190, para o 181 da polícia civil ou para o 180 que é instrumento de proteção de vocês”, completou.