Mutirão “Praia Limpa” retira lixos e entulhos da orla

A manhã de sábado, dia 02, foi de mobilização em prol do meio ambiente. Muitas pessoas participaram do mutirão “Praia Limpa” em Balneário Arroio do Silva. A ação foi realizada pela prefeitura que mobilizou todas as secretarias municipais, além de contar com o importante envolvimento da comunidade.

Os participantes se reuniram às 7h da manhã na praça central e foram divididos em dois grandes grupos que realizaram a retirada de lixos e entulhos ao longo da orla nos lados sul e norte. No percurso foram encontrados muitos restos de construção, além de madeira, garrafas, latas, plásticos e até mesmo móveis.

A iniciativa foi promovida com o intuito de retirar da natureza o que não pertence à ela, bem como despertar a conscientização ambiental. “Ações como esta são importantes para conscientizar as pessoas. Acho que cada um tem que fazer a sua parte. Quem suja tem também que limpar, tem que ter consciência disso”, ressaltou Aderilde Madalena, que mora no bairro Jardim Atlântico e foi uma das primeiras a chegar no mutirão, fazendo questão de contribuir com o meio ambiente.

Durante a ação, a secretaria de obras deu suporte com água, sacos para lixo, protetor solar e caminhões que acompanharam para retirar os entulhos maiores. O mutirão foi considerado um sucesso pela grande mobilização que contou, inclusive, com a participação dos jovens protetores ambientais do município.

“Agradecemos cada um que se mobilizou e esteve presente no mutirão. Reforçamos que o lixo deve ser jogado no lixo, não no chão e muito menos na beira da praia. Precisamos fazer a nossa parte”, frisou o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro.

Novos mutirões na beira da praia deverão ser realizados pela Administração Municipal em parceria com as comunidades que não foram beneficiadas com esta ação e tenham interesse. Nesta temporada um maior número de lixeiras serão distribuídas ao longo da orla.