Foco de dengue é encontrado em Arroio do Silva

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva, através da Vigilância Epidemiológica, detectou um foco do mosquito transmissor da dengue em um dos pontos monitorados. A equipe da saúde está atenta, fazendo a delimitação da área e intensificando as vistorias, além de realizar uma varredura para evitar a proliferação do mosquito.

A vigilância epidemiológica alerta e orienta os moradores a redobrarem à atenção na prevenção: evitar o acúmulo de água parada. O mosquito da dengue vive em ambientes domésticos e residenciais. Justamente por isso, é dentro de casa que começa o combate e a proteção contra o inseto que transmite, também, o zika vírus (que causa microcefalia em bebês), a febre chikungunya e a febre amarela.

 

Cuidados essenciais:

 

Além dos cuidados simples necessários para não deixar água parada e impedir que o Aedes aegypti se reproduza, há também algumas maneiras de se prevenir contra as picadas do mosquito, como a utilização de telas em janelas e portas e mosquiteiro. Para impedir que o Aedes aegypti se reproduza, bastam cuidados simples, mas que fazem toda a diferença. Então, é importante não se descuidar e não deixar água parada.

 

– Mantenha caixas d’água, tonéis, barris e outros reservatórios de água fechados

– Lave os reservatórios de água semanalmente

– Coloque areia em vasos de planta ou cacos de vidro

– Não deixe água acumulada na laje ou nas calhas

– Cuidado com a água de piscinas e de fontes

– Armazene e descarte o lixo de forma apropriada