Campanha de Vacinação contra a Influenza inicia nesta segunda-feira

O município de Balneário Arroio do Silva está com a atenção voltada ainda mais para a saúde a partir desta semana. Inicia na segunda-feira, dia 23, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A mobilização acontece do dia 23 de abril e seguirá até 1º de junho, sendo  12 de maio o dia de mobilização nacional – o Dia D.

O grupo prioritário da campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A vacina é exclusivamente ao público alvo. São priorizados quem tem maior risco de complicação”, acrescentou a coordenadora da vigilância epidemiológica, enfermeira Franciele Ramos.

As Unidades Básicas de Saúde estarão abertas e a disposição da comunidade. As doses da vacina chegarão por etapas e, nesta primeira semana, o município recebeu 35% delas.

O horário de atendimento das salas de vacinação é das 7h às 13h nas UBS Paulo Lupinn (Central) e UBS Valter Oliveira; e das 12h às 18h na UBS Marinho Miguel de Souza (Erechim).

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para que as pessoas se vacinem dentro do prazo da campanha para evitar gripe e seus possíveis agravamentos. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção. “Quanto antes receber a imunização, melhor. Lembrando que as crianças que irão receber a vacina da influenza pela primeira vez precisam fazer a segunda dose 30 dias depois. A criança só vai estar imunizada depois da segunda dose completa, portanto, os pais e responsáveis devem ficar atentos”, informou a Franciele.

Para receber a vacina é importante que as pessoas que se incluem no grupo prioritário compareçam na unidade de saúde mais próxima com o cartão SUS e a caderneta de vacinação. Neste ano, além da imunização contra a gripe, as pessoas receberão também a vacina do tétano.

Atualização do esquema vacinal

Quem não está com as vacinas em dia pode procurar as Unidades Básicas de Saúde do município em qualquer tempo. A Secretaria Municipal de Saúde, através da vigilância epidemiológica, aproveita a oportunidade para fazer o chamamento para a atualização da caderneta. “É importante manter o esquema vacinal em dia, especialmente crianças menores de 1 ano. É direito da criança receber a imunização”, frisou a enfermeira.

O cidadão que desejar atualizar a caderneta pode comparecer na Unidade mais próxima munido dos documentos necessários.