Animais marinhos são encontrados na beira da praia

Tem sido comum o surgimento de animais marinhos na orla do município de Balneário Arroio do Silva neste período. Só nestes últimos dias, três animais foram encontrados na beira da praia, sendo dois lobos marinhos e um leão marinho.

Os animais foram encontrados por moradores que comunicaram a prefeitura. O departamento municipal de meio ambiente informou os órgãos responsáveis, como a Polícia Militar Ambiental e o Instituto Baleia Franca, e percorreu a orla para acompanhar o estado de saúde dos animais, com o auxílio do médico veterinário, Márcio Brunelli, e o apoio da vigilância sanitária através do fiscal Alexandre Pacheco.

“O lobo marinho nada 2,5 quilômetros e geralmente ele descansa para recuperar as energias. É comum eles ficarem horas e até dias na areia. A orientação é para que se mantenha a distância e não jogue água nos animais. Sabemos que as pessoas são bem intencionadas, mas é preciso ter esses cuidados. Os órgãos responsáveis já foram avisados sobre os três animais que estão no nosso litoral”, frisou o diretor de meio ambiente, Everson Inocêncio, o Xande, que percorreu a orla e seguiu as orientações dos órgãos responsáveis que reforçam que não se pode mexer nos animais e é preciso deixá-los descansar.

A visita dos animais marinhos no litoral catarinense é comum no inverno e na primavera.

“Desde já agradecemos a comunidade e os pescadores que se preocupam e cuidam dos animais e do meio ambiente”, registrou.

Ao encontrar animais marinhos, a comunidade pode comunicar os órgãos responsáveis pelo meio ambiente: a Polícia Militar Ambiental, o Instituto Baleia Franca e o departamento municipal de meio ambiente. O departamento municipal de meio ambiente fica localizado na prefeitura e o telefone para contato é 3526 1445.