Reunião com artesãos propõe melhor organização do grupo

Artesãos do município de Balneário Arroio do Silva estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, dia 20, no auditório da saúde, com o objetivo de trocar ideias e buscar novas formas de aperfeiçoar o trabalho individual. A reunião foi promovida pela Administração Municipal através do diretor municipal Everson Inocêncio, o Xande, a diretora de cultura, Sandra Peruchi, e o diretor de planejamento econômico, Walter Alves.

“Na reunião tratamos sobre os novos rumos do artesanato. Queremos propor uma melhor organização, além de buscar a união dos artesãos para que o artesanato possa ter mais evidência entre a comunidade”, enfatizou Xande.

O encontro com os artesãos contou com a presença do professor da Unisul, João Monteiro, que contribuiu falando sobre a economia solidária enquanto estratégia de inclusão produtiva. “Nós sabemos que nessa região tem muitos artesãos e que muitas vezes estão desorganizados e não conseguem ter um trabalho mais reconhecido pela comunidade. Organizados, com certeza, eles conseguirão ter mais acesso”, destacou.

A integrante do Conselho Estadual do Artesanato e avaliadora do artesanato, Adelina Albano Marcilho, também marcou presença e falou sobre a importância da organização e, principalmente, da carteirinha do artesão. “A carteira do artesão abre muitas portas e possibilita que o artesão possa comercializar seu produto em outros estabelecimentos, consequentemente expandindo os negócios”, frisou.

Durante a reunião foi ainda sugerido que o trabalho individual possa ser somado e fortalecido através da criação de uma associação ou uma cooperativa.

“Queremos contribuir e ajudar no que for possível. A ideia é organizar, valorizar, incentivar e evidenciar ainda mais o artesanato local”, pontuou Walter Alves.

Uma nova reunião deve ser realizada com os artesãos na próxima semana com a finalidade dar andamento à organização dos artesãos do município.