Ação voltada à valorização da vida envolve jovens do município

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio, uma ação diferenciada foi realizada em Balneário Arroio do Silva na tarde desta quarta-feira, dia 19. Neste ano o público alvo foram os jovens estudantes das escolas Jardim Atlântico e Apolônio Ireno Cardoso.

Uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, envolvendo também a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Departamento de Esportes, reuniu em torno de 500 estudantes dos sextos anos ao terceirão das escolas da rede municipal e da rede estadual.

A equipe se mobilizou e trouxe voluntários da Rede de Proteção à Vida (RPV) que passaram informações e orientações sobre o tema. Marcaram presença para um bate papo descontraído com os jovens, a psicóloga e voluntária, Andreia da Silveira Gonçalves e o do acadêmico e representante da coordenação do curso de psicologia da ESUCRI, também voluntário da RPV, Marcos Vieira. Ambos realizaram uma palestra de sensibilização voltada à prevenção ao suicídio e valorização da vida.

“Existe uma demanda real e como trabalhamos com orientação e sensibilização, ações como esta faz toda a diferença. É um trabalho que vem sendo muito bem aceito e de vital importância hoje em dia”, destacou Vieira.

Antes da sensibilização, o teatro JAC da escola Jardim Atlântico realizou também uma apresentação sobre bullyng, o que atraiu os olhares dos jovens.

A ação no município foi considerada positiva e deve ser estendida. “Queremos abordar o tema não só no Setembro Amarelo, mas também em outros meses do ano. É preciso e importante implantar ações mais efetivas voltada aos jovens. Temos a proposta de realizar mais ações como esta ao longo do ano a partir de 2019”, registrou o secretário de saúde, José Luiz Oliveira.

Neste ano a ação do setembro amarelo foi voltada aos jovens em virtude da demanda existente nos atendimentos na Unidade Básica de Saúde, através do ambulatório de saúde mental. “Precisamos criar ações para diminuir estas demandas. Esta palestra foi o primeiro passo de um novo trabalho a ser realizado no município”, destacou a coordenadora do Ambulatório Municipal de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Priscilla Laurindo Pessi.