Arroio do Silva realiza etapa municipal da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 07, a etapa municipal da XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. O evento foi realizado no Centro de Eventos Pinto e contou com a participação de professores, adolescentes, conselheiros tutelares, equipe da secretaria de desenvolvimento social e membros da sociedade civil organizada.

O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, participou da abertura ressaltando a importância do debate e o planejamento de ações, além de desejar uma boa conferência a todos. Na sequência a secretária de desenvolvimento social, Avanei Vieira, reforçou a importância das políticas públicas e a participação dos cidadãos nesta etapa municipal. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Balneário Arroio do Silva, Romalino Rescarolli Júnior, agradeceu a presença de todos e oficializou o início dos trabalhos da tarde.

O escritor Geverson Ferreira marcou presença no início da conferência e fez um relato de conscientização, prevenção e vitória sobre o vício. Ferreira é morador do Arroio e autor do livro “Uma Cura Possível: Álcool e outras drogas nas relações pessoais e sociais.

Em seguida os grupos iniciaram efetivamente os trabalhos de debate e troca ideias. Os eixos debatidos foram: garantia dos direitos e políticas integradas e de inclusão social; a prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; a participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; e espaços de gestão e controle social das políticas públicas de criança e adolescentes.

A ideia da conferência é avaliar as ações existentes e propor novas ações para a implementação da política e do plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes. Os pontos relevantes em discussão serão apresentados na etapa estadual que será representada por delegados do município.