Escolas realizam atividades especiais na Semana de Combate a Dengue

As escolas de Balneário Arroio do Silva aderiram a Semana de Mobilização de Combate a Dengue, promovida pela Secretaria de Saúde através da vigilância epidemiológica e em parceria com a Secretaria de Educação e demais secretarias municipais. Com isso, todas as unidades de ensino da rede municipal trabalharam o tema em sala de aula, repassando as informações e orientações importantes, além de desenvolver atividades diferenciadas com o assunto.

“A ideia da semana foi justamente de promover esta mobilização e, com o envolvimento de todas as secretarias, propagar informação e orientações importantes para que não haja ambiente favorável para a instalação e proliferação do mosquito aedes aegypti. O envolvimento da secretaria de educação foi muito positivo e os trabalhos nas escolas foram brilhantes”, destacou a coordenadora da vigilância epidemiológica, enfermeira Franciele Ramos, que agradeceu a mobilização e o empenho de todos.

Cada escola e centro de educação infantil realizou atividades independentes. Além da teoria e das aprendizagens em sala de aula, outras ações foram realizadas. A Escola Jaira Vieira Borges, da Praia da Caçamba, realizou um mutirão nas ruas e beira da praia com os alunos. Na Escola Luiza Tomasi Scaini as apresentações, envolvendo inclusive peças de teatro, atraíram os olhares e a atenção de todos. Na Escola Jardim Atlântico não foi diferente, muitas atividades envolveram os estudantes.

Nos Centros de Educação Infantil os pequenos aprenderam brincando. No CEI Terezinha Uliana Victor teve apresentações, panfletagem e até saída de campo com as professoras. No CEI Carmem Matos Borges uma apresentação especial também foi realizada, além da exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos pequenos com a ajuda e a interação dos pais. No CEI Tereza Pereira Coelho diversão também não faltou na hora da aprendizagem. Muitas brincadeiras e atividades foram desenvolvidas.

“A educação é sempre parceira de ações como esta. Muito bom poder ver o empenho das educadoras e, principalmente, o interesse e o envolvimento de todos os alunos. A informação é repassada nas escolas, mas com certeza a aprendizagem será aplicada no dia a dia e repassada também aos familiares e vizinhos, o que torna uma corrente ainda maior de aprendizagem” registrou a secretária de educação, Silvia Machado Ghellere.

O tema trabalhado nesses últimos dias foi abordado das mais variadas formas. Os estudantes, dos pequenos aos maiores, estão com a informação na ponta da língua e devem levar a aprendizagem para a vida como prática diária.

O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, esteve em todas as escolas e centros de educação infantil prestigiando o trabalho das educadoras e dos alunos. “É importante promover e incentivar boas ações. Acompanhei o trabalho em todas as unidades e fiquei muito feliz com o resultado. As diretoras, professoras, os alunos e também os pais que se envolveram estão de parabéns”, frisou o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro.

As ações de mobilização continuam sendo realizadas pelo departamento de vigilância epidemiológica.