Secretaria de Turismo faz atualização de dados e cadastro do trade municipal

A Secretaria Municipal de Turismo de Balneário Arroio do Silva desenvolve ação de sensibilização para buscar categorização do município através do programa de regionalização do turismo. Para isso, inicialmente está sendo realizado um trabalho de coleta de dados do Trade, que é formado por: meios de hospedagem, gastronomia, eventos turísticos, transportes turísticos, operadores, agências e guias de turismo.

“Vai ser feito um cadastro para a formação de um novo banco de dados do Trade do município e, para isso, sugerimos que esses atores que compõem o Trade venham até o CAT – Centro de Apoio ao Turista – para deixar seu folder ou seus dados. É importante reformular e atualizar os dados. Existem alguns, mas é preciso de todos porque daqui para frente é um novo cenário”, destaca a secretária de turismo, pesca, agricultura e meio ambiente, Helen Becker. Com a atualização dos cadastros e o foco maior no programa de regionalização do turismo, o trabalho será ainda mais constante em busca da conquista do selo Prodetur Mais.

O município de Balneário Arroio do Silva está hoje entre as 1961 cidades na categoria D. “Nosso trabalho agora vai ser cada vez mais constante para incluir o Arroio na categoria C, junto com os 536 municípios”, explica a secretária.

A categorização de A a E é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento, previsto como estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros.

Além da atenção no programa de regionalização, a secretária de turismo está realizando visitas técnicas nos estabelecimentos, iniciando do Norte e seguindo ao Sul, com o objetivo de conhecer melhor o trade e alinhar futuros projetos como é o caso do núcleo de gastronomia que deve ser colocado em prática após a temporada de verão.

Trade deve atualizar cadastro no CAT

Responsáveis por meios de hospedagem, gastronomia, eventos turísticos, transportes turísticos, operadores, agências e guias de turismo do município devem realizar o cadastro e atualizar informações no Centro de Apoio ao Turista (CAT) que fica localizado na área central, próximo a quadra.

O cadastro é simples e rápido e pode ser feito todos os dias. O atendimento no setor é das 10h às 22h. Maiores informações pelo telefone (48) 3526 0350.