Turismo do município deve ser fortalecido através da união de todos os setores

A Secretaria Municipal de Turismo de Balneário Arroio do Silva promoveu nesta semana uma reunião com o objetivo de trocar ideias e discutir o cenário atual e o futuro turístico da cidade. O encontro reuniu o trade local representado por integrantes da gastronomia e meios de hospedagem e a ideia é juntar forças para definir ações e estratégias do turismo. O trabalho em conjunto, entre a iniciativa privada e gestão pública, deve fortalecer o segmento.

Durante a reunião os representantes dos meios gastronômicos e de hospedagem tiveram a oportunidade de falar sobre suas respectivas experiências durante a temporada e de propor ideias a fim de colaborar com o desenvolvimento turístico da cidade. “Foi um momento histórico para o município, pois foi dada a largada para discussões pertinentes ao setor. Foi explicado a necessidade de união do trade e a forma de fazê-lo perante os cadastros utilizados pelo Ministério do Turismo, a exemplo do Cadastur que é gratuito e dá grande visibilidade ao negócio do empreendedor, bem como utilizado como parâmetro do desenvolvimento do município no setor”, registrou a secretária de turismo, pesca, agricultura e meio ambiente, Helen Becker.

Durante a reunião foi falado também sobre a importância da inclusão ao Mapa do Turismo Brasileiro, a formação ou reformulação do Conselho Municipal de Turismo, a revisão do Plano Municipal de Turismo e o FUMTUR – que são os requisitos para o município obter o selo Prodetur + que trará a oportunidade da cidade despontar no Turismo, bem como contribuir na construção de projetos que necessitem de recursos federais.

A secretaria de turismo propõe trabalhar em conjunto com o Trade a fim de estreitar relações, promover e fomentar cada vez mais o setor turístico do município.