Centros de Educação Infantil realizam atividades sobre a Literatura Infantil e o Dia do Índio

Dia 18 de abril é celebrado o Dia do Livro Infantil e 19 de abril é o Dia do Índio. Em alusão as datas, os Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal de ensino de Balneário Arroio do Silva realizaram atividades voltadas aos temas nesta semana. Os livros receberam um destaque a mais nestes últimos dias e os pequenos puderam manusear, ler e ouvir histórias de forma mais constante. Além disso, apresentações também foram realizadas enfatizando a literatura infantil e atraindo o olhar dos alunos.

A temática da cultura indígena foi também destaque nas unidades de ensino. Características, hábitos e instrumentos dos índios foram abordados durante as atividades pedagógicas. As atividades foram realizadas nos CEIs Carmem Matos Borges, Tereza Pereira Coelho e Terezinha Uliana Victor.

Membros da comunidade indígena visitam CEIs

Através de uma parceria realizada com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) câmpus de Araranguá índios da cultura guarani, de Torres/RS, fizeram uma visita aos Centros de Educação Infantil Terezinha Uliana Victor e Carmem Matos Borges. Na oportunidade as crianças puderam conhecer os indígenas e fazer questionamentos. Os pequenos perguntaram do que e como se alimentam, questionaram sobre caça e instrumentos utilizados, além de matar demais curiosidades sobre a cultura e vivência.

Os professores e profissionais da educação também participaram e se instigaram a conhecer a cultura. O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, recepcionou parte da comunidade indígena e também fez questionamentos. A primeira-dama Claudete Guimarães, a secretária de educação, Kátia Rosângela Timboni Teixeira, bem como a equipe da secretaria de educação, também prestigiaram o momento.

A parceria com o IFSC se deu através da iniciativa da professora Aline Goulart Macan que entrou em contato com a profissional responsável pelo projeto no câmpus de Araranguá. O IFSC desenvolve projetos com a comunidade indígena desde o ano de 2012 e nesta semana realizou a Mostra de Arte e Cultura Guarani, que marcou a passagem da Semana do Índio. A Mostra foi coordenada pelas servidoras Jaqueline Steffens e Angela Gotzke.