Projeto Sesc Saúde Mulher é lançado em Balneário Arroio do Silva

O município de Balneário Arroio do Silva recebe o projeto Sesc Saúde Mulher. A unidade móvel está instalada na cidade atrás da delegacia civil e os atendimentos já estão acontecendo. A estrutura oferece exames de mamografia (para mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e preventivos (para mulheres com idade entre 25 e 64 anos). Os exames já foram previamente agendados no último mês, um trabalho realizado pelas agentes comunitárias e profissionais da saúde na unidade básica.

Na tarde desta quarta-feira, dia 24, foi realizado um ato de lançamento do projeto. A ação é uma realização do Sesc em parceria com a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde. “É um projeto bastante importante e que atenderá as mulheres para a prevenção do câncer. Com a realização de exames, vidas podem ser salvas” registrou o secretário de saúde, José Luiz Oliveira.

O projeto é uma parceria do Sesc com os municípios de Arroio do Silva e Jacinto Machado. Os atendimentos aos moradores do Arroio do Silva serão realizados até o dia 24 de maio. A previsão é de que sejam realizadas 456 mamografias e 589 preventivos, além de 850 atendimentos em educação em saúde.

A estrutura interna do caminhão está dividida em: consultório para a realização de exames de mamografia com mamógrafo digital; sala para realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica; banheiro; tenda externa para ações educativas; recepção e sala de espera.

O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, participou do ato de lançamento do projeto e conheceu a unidade móvel. “Muito bem estruturada e com profissionais capacitadas. O município só tem a ganhar com essa parceria realizada com o Sesc”, frisou.

A equipe do Sesc que acompanha a unidade móvel na realização dos exames é composta por uma enfermeira, duas técnicas de radiologia e uma educadora em saúde, além da equipe de apoio.