Vigilância epidemiológica intensifica ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti
As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti estão sendo intensificadas em Balneário Arroio do Silva. A vigilância epidemiológica registrou mais dois focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o que totaliza, até agora, sete focos no município – na área central. “Estão sendo encontrados mais focos nas áreas de delimitação e é preciso da colaboração dos moradores”, alerta a coordenadora da vigilância epidemiológica, Franciele Ramos. A população deve ficar atenta e redobrar os cuidados de limpeza e prevenção para evitar o acúmulo de água parada e ambientes propícios para a proliferação do mosquito.
“Foi entregue um comunicado na área do foco para que as pessoas façam a limpeza de seus terrenos. Nestas áreas a secretaria de obras vai passar na sexta-feira, dia 10 de maio, recolhendo os entulhos na frente das casas”, informou a coordenadora.
Os comunicados foram entregues de casa em casa e o mutirão, neste primeiro momento, será feito somente nos locais onde foram entregues os avisos. Mas o alerta segue para toda população. É preciso manter os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.
Cuidados simples, mas que fazem a diferença:
– Mantenha caixas d’água, tonéis, barris e outros reservatórios de água fechados
– Lave os reservatórios de água semanalmente
– Coloque areia em vasos de planta ou cacos de vidro
– Não deixe água acumulada na laje ou nas calhas
– Cuidado com a água de piscinas e de fontes
– Armazene e descarte o lixo de forma apropriada