Encontro define membros do Conselho Municipal de Turismo de Balneário Arroio do Silva

A noite de quinta-feira, dia 04, foi marcada pela celebração de uma grande conquista: a formação e definição dos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Balneário Arroio do Silva. O trade turístico – composto por meios de hospedagem, gastronomia, agências de viagens e guias de turismo, operadoras de viagens e transportadoras turísticas – vem sendo mobilizado pela secretaria municipal de turismo desde o mês de março onde foi realizada a primeira reunião de sensibilização através do chamamento público destes atores.

Com o trade sensibilizado, um total de sete reuniões foram realizadas até a celebração da conquista da formação do Comtur. O encontro de celebração contou com a presença do prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, a secretária de turismo, Helen Beker, que coordenou o encontro; o secretário de planejamento urbano, Hamilton Eduardo Jacques, além dos membros do poder público que foram nomeados como titulares e suplentes para participarem do Conselho, bem como os membros da sociedade civil que durante as reuniões manifestaram interesse em participar e fazer parte como membros. Os demais integrantes do trade estarão participando normalmente com poder de voz.

“É de grande importância este empenho e o envolvimento de todos para fazer o turismo acontecer. Parabéns a todos os envolvidos. Juntos podemos fazer muito mais e quem ganha com certeza é o município”, ressaltou o prefeito Mineiro.

O ato histórico estava sendo aguardado por todos do trade. “Daremos início a um turismo planejado para o município, tendo um conselho deliberativo e dando voz aos empresários do município. É um sonho realizado”, frisou a secretária Helen, que vem se dedicando na sensibilização do trade desde quando assumiu o desafio do turismo municipal.

O decreto do Conselho Municipal de Turismo deve sair na próxima semana. A ideia agora é trabalhar em conjunto para a construção do Plano Municipal de Turismo.

O que é o Comtur?

O Comtur, dada a sua característica de Conselho Municipal, é uma instância de planejamento participativo nas gestões locais, sendo constituído como um fórum deliberativo no tema turismo. A missão é consolidar parcerias e proporcionar, através de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores sócio-econômicos do município no fomento da atividade turística.

Qual a função do Conselho?

– Coordenar, incentivar e promover o Turismo no município.

– Propor à Administração Municipal e à sociedade civil medidas de difusão e amparo ao Turismo em colaboração com órgãos e entidades oficiais especializadas;

– Promover a articulação de toda a sociedade através de campanhas que propiciem a transformação de cada cidadão em agente da imagem turística e defensor do patrimônio cultural e ambiental do município;

– Estimular as atividades culturais e turísticas no município.