SEMANA FARROUPILHA HOMENAGEIA ANTIGO TROPEIRO

Ele atravessou rios e barras no lombo do cavalo, em percursos que duravam meses, dormiu em beira da estrada onde fazia fogo de chão para se aquentar e sua comida era o charque (carne seca).

Seu ofício, tropeiro de tropas entre Mostardas/RS até Jaguaruna/SC, foi domador de cavalos e lidava no abate de gado para açougues e para sustento da família.

Seu nome é Anselmo Antonio Hilário, hoje com 96 anos, pai de 13 filhos que geraram netos, bisnetos e tataranetos. O velho tropeiro que é um testemunho vivo da história dos trilheiros e que não dispensa sua charrete como meio de transporte, foi homenageado na noite de domingo, 15 de setembro, no palco da 17ª Semana Farroupilha.

O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro e o patrão do evento que irmana gaúchos e catarinenses, entregaram um Certificado em homenagem que recebeu os aplausos do grande público. “Seu Anselmo, receba essa homenagem do povo tradicionalista do Arroio do Silva e que sua história de vida seja um exemplo para todos nós. Muito obrigado por estar aqui nesta festa”, disse o prefeito Mineiro.

Foto: Tati Vanzin