MUNICÍPIO COMEMORA O DIA DO GAÚCHO COM FERIADO NESTE 20 DE SETEMBRO
Com a grande maioria de sua população formada por gaúchos oriundos de diversas regiões do Rio Grande do Sul, Balneário Arroio do Silva é hoje o município catarinense que mais cultua o tradicionalismo e há 17 anos realiza a Semana Farroupilha, em memória dos heróis farroupilhas. Nesta sexta-feira, 20 de setembro, data que lembra o início da Revolução Farroupilha, no ano de 1835, será feriado nas repartições públicas, escolas e em alguns comércios do Arroio do Silva.
Os festejos farroupilhas surgiram em 2002, quando um grupo de tradicionalistas se reuniu em uma mateada e deu início às comemorações da Revolução Farroupilha. Esse movimento ganhou força com a promulgação da lei municipal 560 de 09/05/2008, que instituiu a data de 20 de setembro como feriado municipal em projeto de autoria do então vereador Rogério Ferreira da Costa. Na região da AMESC, apenas Balneário Arroio do Silva observa o feriado alusivo ao Dia do Gaúcho.
O culto às tradições ocorre desde a sala de aula, com projetos voltados aos usos e costumes, a história da Revolução Farroupilha. No Arroio do Silva existem diversos piquetes tradicionalistas, como: Regimento Barriga Verde, Campeiros do Arroio, Campeiras do Litoral, Toca do Gambá, Rancho do Tavares, Cavaleiros Selvagens, Unidos Pelo Cavalo, grupo de danças Xirús do Litoral, Turma do Babado e Envelhecer é Viver, entre outros.
Festa de encerramento
A programação no Acampamento Farroupilha, localizado às margens da Avenida Barriga Verde, no acesso à cidade, terá mateada pela manhã, almoço comunitário com costelaço na brasa e às 14h a extinção da Chama Crioula e o descerramento das bandeiras. Às 19 horas haverá apresentação da dança do pau-de-fita, pelos Xirús do Litoral; 19h45min, Roda de Chimarrão em homenagem ao folclorista Paixão Cortes pelas Campeiras do Litoral; 20h, apresentação da invernada artística do CTG Vale da Amizade de Turvo e às 20h30min, baile com Deivid Della Bruna e Sertanerão. O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, manterá a estrutura do Acampamento Farroupilha , tendas, banheiros, lavatórios até o domingo, dia 22. O parque conta com internet oferecido pela empresa Seven Network, com wi-fi livre para todos os usuários.
Provas Campeiras
No sábado, 21 e domingo, 22, os piquetes Campeiros do Arroio e as Campeiras do Litoral, promovem o 1º Circuito de Provas Campeiras, área ao lado do Acampamento Farroupilha. As competições terão como inscrição 01 kg de alimento não perecível. As provas a serem disputadas são de 3 Tambores, Estafeta e Baliza, nas modalidades masculino,feminino e infantil. Todos os eventos terão acesso livre para a população local e regional.
História
O dia 20 de Setembro é a data máxima para os gaúchos. Neste dia celebram-se os ideais da Revolução Farroupilha, que tinha como objetivo propor melhores condições econômicas ao Rio Grande do Sul. O estado do Rio Grande do Sul vivia basicamente da pecuária extensiva e da produção de charque, que era vendido para outras regiões do País. No início do século XIX, a taxação sobre o charque gaúcho tornava o produto pouco competitivo, e logo o charque proveniente do Uruguai e da Argentina passou a abastecer esta demanda. Alguns estancieiros, em sua maioria militares, propuseram ao Império Brasileiro novas alíquotas para seu produto, a fim de retomar o mercado perdido para os vizinhos do Prata. A resposta não foi nada satisfatória. Indignados com o descaso da Corte e cansados de ser usados como escudo em várias guerras na região, os gaúchos pegaram em armas contra o Império.