EJA realiza atividades no Dia da Consciência Negra

Os alunos do EJA – Ensino de Jovens e Adultos do Balneário Arroio do Silva participaram na noite desta quarta-feira, 20, de uma programação alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra.

O evento contou com reflexões sobre o que a data representa para o povo brasileiro, que tem raízes africanas, a luta de Zumbi dos Palmares pela libertação do negro, a cultura herdada em diferentes áreas, da literatura, música, culinária e nas artes. As debutantes do projeto Sonho de Menina também participaram do evento. A programação encerrou com uma roda de capoeira pelo Grupo Simbá Bahia de Araranguá.

Alunos do EJA interagiram com os mestres e capoeiristas, demonstrando habilidades no esporte. A programação contou com a presença da primeira dama Claudete Guimarães, secretária de Desenvolvimento Social, Avanei Bitencourt Vieira, diretoras da Cultura, Marta Costa, da Biblioteca Pública, Silvia Borges, diretora de Desenvolvimento Social, Clarice Madeira e da diretora adjunta da EMEB Jardim Atlântico, Alessandra Vieira. A diretora do EJA, Sirlei Santos Lima, agradeceu a presença da primeira dama e convidados e entregou uma lembrança confeccionada por ela com um chaveiro da boneca de pano Abayomi (que as mães africanas faziam para acalmar suas crianças na terrível viagem de navio negreiro) e uma pintura em telha.

Fotos:

Jorge Pimentel – JP/SC 5247