Autoridades municipais se reúnem para novas estratégias de prevenção ao COVID-19
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica realizou encontro na tarde desta quarta-feira, 18, no auditório do órgão, a qual contou com a presença das forças vivas da comunidade, como o prefeito municipal, secretários municipais, diretores, enfermeiras e médica infectologista, padre e pastores de igrejas, Compesc, Polícias Civil e Militar, CDL e Coordenador Regional de Defesa Civil.
O secretário de Saúde, Paulo Martins dos Santos Jr., Chocolate, abriu o encontro falando da grande demanda pelos serviços nos postos de saúde do Município. “Temos que trabalhar em conjunto para fazer a diferença, falar a mesma linguagem para não sofrer as consequências que outros países sofreram com o Coronavirus. O padre Ademar e os pastores Albano e Gilmar se comprometeram em não abrir as igrejas nestes dias de quarentena.
O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, falou da importância da reunião e pediu que todos tenham muita calma neste momento. “Vamos evitar sair de casa, somente em caso de necessidade. Respeitem a quarentena que é primordial para que o vírus não se propague e que tenhamos muita fé”, disse.
Decretos devem ser obedecidos para evitar colapso
A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica no Município, Franciele Ramos, relatou sobre o decreto assinado pelo governador e procurou ouvir sugestões das lideranças presentes. “ A minha preocupação maior é evitar que o sistema de saúde não entre em colapso. Para isso é muito importante que as determinações sejam obedecidas, que as pessoas fiquem em suas casas por sete dias, evitando aglomerações e só procurem a Unidade de Saúde em caso de necessidade”.
Mutirão contra o Coronavirus
Segundo a enfermeira, alguns serviços da Secretaria de Saúde serão suspensos, para que os profissionais sejam realocados para dar suporte às ações de combate ao Coronavirus. Neste sentido deixarão de ser realizadas momentaneamente ,as consultas eletivas tanto do Município como as do Estado , Fisioterapia, Puericultura, Nutricionista e Psicologia.
Vacinação contra a gripe
A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica informa que na segunda-feira, 23 de março, será aplicada a vacina contra a gripe influenza na Unidade de Saúde Paulo Lupin. Numa primeira etapa serão vacinados os idosos acima de 60 anos e trabalhadores da Saúde. Na segunda etapa, no dia 16 de abril, serão vacinados professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Na terceira etapa da campanha, no dia 09 de maio, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 e 21 anos sob medidas sócio educativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.
Fotos: Encontro no auditório da Secretaria da saúde foi muito produtivo