Saúde do Arroio promove Semana Rosa 2020
Com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, bem como oportunizar às mulheres a importância do diagnóstico precoce e dos exames preventivos de mama e preventivo; a Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva promove de 13 à 17 de outubro a SEMANA ROSA 2020.
Segundo a enfermeira responsável pelo Programa de Atenção Básica no Município, Simone Costa, a programação será desenvolvida junto às Unidades Básicas de Saúde – UBS, respeitando o protocolo de prevenção ao Covid-19, a partir do dia 13 de outubro e encerramento no dia 17 com o SÁBADO ROSA, nos seguintes horários e unidades:
PERÍODO: 13 À 17/10/20
Horário UBS Erechim: 13 às 16h
Horário UBS Valter de Oliveira: 10 às 14H
Horário UBS Central: 10 às 14h
SÁBADO ROSA: 17/10/2020
Horário UBS Erechim: 8 às 12h
Horário UBS Valter de Oliveira: 8 às 17H
Horário UBS Central: 8 às 17h
“Em virtude da pandemia de Covid-19 os horários de atendimento para avaliação da mama e coleta de preventivo, deverão ser agendados nas unidades de saúde de referência através dos telefones abaixo”:
UBS Erechim: 3526 2986
UBS Valter: 3524 5970
UBS Central: 3526 0432
A Campanha
Neste Outubro Rosa 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama. A SBM quer reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de Covid-19.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.
É causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor. (fonte: SBM)
Foto: Divulgação