Covid-19: vacinação continua aos trabalhadores da área da saúde

Os trabalhadores da área da saúde do município de Balneário Arroio do Silva que ainda não receberam a dose da vacina contra Covid-19 devem fazer o agendamento para receber a imunização. Até agora o município recebeu 129 doses e, destas, 89 profissionais da linha de frente já foram imunizados.

“Encerrando os profissionais da linha de frente, estamos abrindo para as demais categorias, conforme orientação ministerial”, esclarece a coordenadora da vigilância epidemiológica, enfermeira Franciele Ramos.

As doses que estão à disposição continuam sendo destinadas aos profissionais da saúde, portanto, é importante que os mesmos realizem o agendamento. “É só entrar em contato na recepção da unidade central, pode ser por telefone ou pessoalmente, e agendar a aplicação da vacina. Temos poucas doses, por isso vamos fazer o agendamento”, informa a coordenadora da vigilância epidemiológica. Para receber a vacina os profissionais devem comparecer com comprovante da situação profissional e comprovante de residência. “Precisa ser morador do município para receber a dose, por isso, pedimos o comprovante”, completa.

 

 

 

Quem são os profissionais da saúde que tem direito à vacina contra Covid-19?

 

 

Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e

auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.