Escola de Saúde Coletiva presente em Balneário Arroio do Silva

Em parceria com o município de Balneário Arroio do Silva, por meio da Secretaria de Saúde, a Escola de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Araranguá deu início a um projeto de extensão.

O projeto busca ofertar ações de saúde, auxiliar no enfrentamento da pandemia, realizar pesquisas científicas, desenvolver atividades de ensino a partir da realidade local e apoiar a gestão na tomada de decisão. A ação tem previsão de ser desenvolvida ao longo do ano de 2021, conta com a participação de dois professores do campo da Saúde Coletiva e seis estudantes da medicina e fisioterapia.

“Eles vão se inserir nas rotinas das unidades de saúde, realizar ações preventivas e de orientações, além de dar suporte no que for necessário para melhorar a gestão em saúde”, complementa a coordenadora da atenção primária, enfermeira Simone Costa.

As atividades serão realizadas respeitando as normas de biossegurança, com a utilização de equipamento de proteção individual, além disso todos os envolvidos foram vacinados. O projeto trata-se de uma iniciativa de defesa do SUS e de fortalecimento de ações integradas de ensino-serviço entre a Universidade Federal e o município de Balneário Arroio do Silva.