Outubro Rosa: Secretaria Municipal de Saúde prepara ações de prevenção e conscientização

Coletas de preventivo, testes rápidos e rodas de conversa fazem parte da programação

Balneário Arroio do Silva

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva preparou uma ação especial para o mês de outubro. Em alusão ao mês de prevenção e conscientização do câncer de mama e de útero, as ações de coleta de preventivo serão intensificadas, além da realização de atividades de conscientização.

Será realizado um Dia D no dia 16 de outubro em que as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para a realização preventivos, avaliação odontológica, testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis, além da realização de uma roda de conversa sobre saúde mental e prevenção de câncer.

Já entre os dias 25 a 29 de outubro será realizada a Semana Rosa com a realização intensificada de preventivos. As coletas de preventivos serão realizadas com agendamentos. “Todas as mulheres que agendarem o exame até o dia 16 de outubro irão participar de um sorteio com diversos brindes. O sorteio será realizado no Dia D, no dia 16, no final do dia. As mulheres podem fazer o agendamento na recepção das unidades ou com as agentes comunitárias de saúde”, informa a enfermeira e coordenadora da Atenção Primária, Simone Costa.

A ação neste ano de 2021 está focada efetivamente na saúde e no bem-estar das mulheres. “A prevenção e o cuidado são importantes e o mês de outubro será focado nisso: no incentivo à prevenção e em uma ação que vai promover um atendimento efetivo com a realização de exames” registra o secretário municipal de saúde, Rogério Junior.

A Secretaria de Saúde conta com a participação das mulheres na busca do autocuidado.  O Outubro Rosa deve encerrar no último fim de semana do mês com a realização de uma Cavalgada Rosa, uma ação de conscientização promovida pela Associação Campeiras do Litoral – que é parceira e engajada em ações sociais e na ação voltada à saúde.

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA

08/10 – 14h – Oficina sobre câncer de Mama e Útero – CRAS

16/10 – Dia D

25 a 29/10 – Semana Rosa

Semana Rosa – 25 A 29/10

Coletas de preventivos com agendamento nas recepções das unidades ou pelas Agentes Comunitárias de Saúde.

-UBS Paulo Lupinn: Enfermeiro Luiz e enfermeira Aracelli;

-UBS Marinho Miguel de Souza: Enfermeira Manoela e enfermeira Suhaila;

-UBS Valter Oliveira: Enfermeira Suhaila

Dia D – 16/10/2021 das 8h às 17h

Ações:

– Roda de conversa com alunos e os psicólogos sobre prevenção de câncer de mama e útero; e sobre saúde mental.

– Avaliação odontológica

– Testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis

– Preventivos

Locais: UBS Paulo Lupinn (Posto Central);

UBS Marinho Miguel de Souza (Erechim);

UBS Valter Oliveira

*As mulheres que agendarem o preventivo até o dia 16 de outubro irão participar de sorteio de brindes. Sorteio será realizado no dia 16 deste mesmo mês.